Skip to main content

Formado por microrganismos vivos, o mofo aparece normalmente em ambientes úmidos, essenciais para o desenvolvimento de fungos. No frio, o risco de mofo é bem maior porque a baixa temperatura faz com que deixemos os ambientes fechados por mais tempo.

Além de estragar moveis e pintura, o mofo faz muito mal à saúde, principalmente para aqueles que já possuem rinite, sinusite, bronquite e asma. Através da inalação, os fungos penetram no corpo humano e encontram condições favoráveis, desencadeando assim o processo alérgico.

Veja dicas da Anjo Tintas de técnicas para manter a pintura e decoração impecáveis, além da saúde bem cuidada, sem mofo:

1. Faça o ar circular

Para acabar com a umidade dos ambientes, é regra geral que o ar precisa circular em seus ambientes. E em um mundo perfeito, seria ótimo se o sol também conseguisse entrar no espaço. Então, sempre que tiver oportunidade, abra as janelas e deixe o ar e o sol adentrarem o maior tempo possível.

Também é importante prestar atenção na hora de posicionar os móveis. Dê preferência sempre que possível para encostar armários e móveis nas paredes que pegam sol.

2. Aposte em receitas caseiras eficientes para remover o mofo já instalado

Misture 200ml de vinagre com 1 colher de bicarbonato. Coloque em um borrifador e aplique nos objetos mofados. Deixe agir por aproximadamente 10 minutos e seque com um pano limpo.

3. Água sanitária funciona!

Antes de tudo, remova com um pano úmido o mofo que já se instalou. Misture 50 ml de água sanitária com 1 litro de água, molhe o pano na solução, passe na área infectada e deixe secar naturalmente. Use sempre luvas para proteger a pele e certifique-se que a superfície a ser limpa suporta a ação do cloro.

4. Produtos para sugar umidade

Para retirar a umidade de dentro dos armários e roupeiros, invista em saquinhos que sugam a umidade. É só colocar alguns pedacinhos de giz dentro de um pedacinho de tecido fino tipo tule e jogar nas gavetas e armários. Não tem cheiro e irá manter tudo sequinho.

Pacotinhos de sílica, daqueles que vêm em caixinhas de sapato, também são feitos para sugar umidade de locais pequenos como gavetas. Outra opção legal com o mesmo objetivo são potinhos com carvão, que também são absorventes. Esse último é mais indicado para armários de cozinha e banheiro!

5. Invista em tinta antimofo

Além desses cuidados, vale também investir em tintas antimofo que tenham ação antifúngica como a Tinta Acrílica Arquitetura da Anjo, para revestir as paredes.

Vale lembrar que se o problema com mofo persistir mesmo após todas essas dicas, é preciso verificar a fundo a origem dessa umidade para tentar descobrir a causa, como possíveis vazamentos, tubulações danificadas e problemas estruturais mais complexos que precisarão de reparos profissionais.

Sobre a Anjo Tintas:

A Anjo Tintas nasceu em 1986 e tem como missão proporcionar produtos e relacionamentos duráveis com flexibilidade, inovação e sustentabilidade. Sua política da qualidade é superar as expectativas dos clientes, oferecendo relacionamentos e produtos duráveis, inovadores e sustentáveis, atendendo a legislação aplicável ao negócio e melhorando continuamente os seus processos, produtos e serviços.

Serviço:
Anjo Tintas
Site: http://www.anjo.com.br/
Instagram: http://www.instagram.com/anjotintas/?hl=pt-br
Youtube: http://www.youtube.com/user/anjotintas

Crédito: Divulgação
Fonte: HochMuller Multimidia