Skip to main content

Portarias Remotas com análise comportamental por inteligência artificial aprendem a rotina do condomínio e alertam movimentações incomuns

A portaria remota dos condomínios brasileiros está em transformação. Cada vez mais tecnológicas e inteligentes, agregam protocolos mais efetivos contra roubos e invasões. Agora, chega ao Brasil um novo conceito de monitoramento, a tecnologia de Análise Comportamental de Imagens por Inteligência Artificial (ACIPIA). A inovação, inédita no mercado condominial, acaba de ser anunciada pela Minha Portaria – a maior rede de franquias de portarias remotas do Brasil.

A tecnologia ACIPIA analisa as imagens e identifica comportamentos que se repetem – por exemplo, chegadas de encomendas no mesmo horário, serviços internos de manutenção e limpeza, entre outros fatores da rotina condominial. Deste modo, mudanças na rotina – ou mesmo de pessoas, graças ao reconhecimento facial – se transformam em alertas para que a equipe de segurança possa acompanhar mais de perto a situação – que pode ser uma tentativa de invasão orquestrada ou um morador rendido por assaltantes.

“A partir da Inteligência Artificial, o sistema verifica as imagens do condomínio para aprender sobre a rotina dos moradores e dos serviços internos. Por exemplo, imagine que todos os dias ao meio-dia o filho de um morador chega do colégio sozinho, no dia que este adolescente entrar no condomínio acompanhado por uma pessoa estranha, a tecnologia envia um alerta para que a equipe de segurança identifique e monitore essa situação para garantir a segurança física e patrimonial”, explica Walter Uvo, CEO da Minha Portaria.
Cada vez mais, a ação das quadrilhas especializadas em condomínios é comandada por jovens assaltantes que utilizam as mais diversas estratégias para a invasão – sobretudo aquelas que se aproveitam da rotina dos moradores e funcionários. Com a tecnologia, essas investidas que colocam em risco a vida e o patrimônio se transformam no ponto de partida para uma investigação em tempo real capaz de interromper a investida dos criminosos.

Com o potencial de impactar a segurança de mais 68 milhões de pessoas que residem em condomínios, a tecnologia da Minha Portaria já está disponível no Brasil inteiro e na América Latina através das franquias da rede. Atualmente, a empresa atua nas cidades de Santos, Salvador, Jundiaí, Eusébio (interior de Fortaleza), Brasília, Curitiba, Fortaleza, Rio de Janeiro, Itatiba, Guarulhos, Belém, Manaus, Rio Sul, Niterói, Vitória, Araçatuba, Belo Horizonte e Campinas. Além da primeira franquia internacional, em Lima, no Peru.

Para saber mais sobre a rede de franquias de segurança eletrônica, “Minha Portaria”, acesse: https://minhaportaria.com/