Skip to main content

Em evento promovido pela Confraria Imobiliária de Curitiba nesta terça-feira (17), no Clube Curitibano, construtores, incorporadores e corretores de imóveis traçaram um cenário otimista para o setor em 2023. O presidente da entidade, Carlos Eduardo Canto, leu um manifesto pedindo a união do mercado imobiliário e resiliência para enfrentar possíveis adversidades. O texto terminou com a citação do poema “Reinvenção”, de Cecília Meireles, arrancando aplausos dos convidados: “Mas a vida, a vida, a vida, a vida só é possível reinventada”.

A noite seguiu com depoimentos em vídeo enviados por diretores-comerciais de construtoras e incorporadoras, reafirmando seu compromisso com a manutenção de um mercado imobiliário forte, com investimentos na construção civil. Em 2022, Curitiba registrou um Volume Geral de Vendas (VGV) de R$ 3,2 bilhões em imóveis novos comercializados. Nesse ano a expectativa é que o montante seja superado.

O ápice do evento, que lotou as dependências do Restaurante Duetto, recebendo cerca de 250 pessoas, foi a homenagem especial ao fundador e presidente da Casteval Construção e Incorporação, Osvaldir Benato. Ao lado da esposa e dos filhos, o empresário, que atua há 60 anos no mercado imobiliário e é uma das figuras mais respeitadas do cenário da construção civil paranaense, subiu ao palco e recebeu uma placa em nome da Confraria Imobiliária de Curitiba.