A 11a edição levou 52 nomes do design, revelou talentos e lançou produtos que vão ilustrar editoriais e prêmios nacionais e internacionais
Pela segunda vez no Complexo Pacaembu, a MADE – Mercado Arte e Design apresentou mais uma feira de design colecionável, com peças exclusivas e autorais. Este ano, o tema central era “Terra”, remetendo às nossas origens enquanto símbolo de existência. Durante cinco dias, designers e artistas receberam colecionadores, profissionais da área, especificadores, formadores de opinião e interessados em adquirir suas obras, totalizando mais de 11.200 visitantes.
“Este ano, a iluminação e cenografia desenhadas pelo nosso sócio Bruno Simões pôde abraçar ainda mais as produções de alto nível dos designers, além de gerar muito conforto aos visitantes. O layout tinha como prioridade a circulação das pessoas presentes e o destaque aos produtos”, diz Waldick Jatobá, sócio, curador e idealizador da MADE. Para ele, a combinação de layout e cenografia possibilita maior interação entre artistas, peças e público. “Prezamos pelo aconchego de quem foi até a feira, isso proporciona um ambiente mais intimista, o que deixa as pessoas mais confortáveis para conversar com os expositores.”
Para Carol Gay, presente desde a primeira edição em 2013, este ano foi especial. Além de comemorar anos na fabricação de vidro soprado, a designer criou peças que representam todas as edições em que participou. “Este ano completo 10 anos de estúdio, por isso foi tão marcante, não só pelas vendas, mas também por representar um marco para mim”, explica.
Já para a dupla estreante do Assimply Studio, formada pelo casal Victor Xavier, brasileiro, e Søren Hallberg, dinamarquês, a MADE foi uma grande oportunidade para expor as pessoas a especialistas, colecionadores e demais profissionais do ramo. “Foi muito importante para nós levar as inspirações do estúdio para uma feira tão importante, faz parte do que acreditamos”, comenta Victor.
Segundo a organização, a maioria dos expositores ficou satisfeita com o resultado das vendas, mas, acima disso, com o clima de união e interação que prevaleceu durante todo o evento. “O fortalecimento do espírito de comunidade esteve muito presente e sabemos que cumprimos a nossa missão de apresentar em primeira mão as peças que vão tomar conta do mercado na próxima temporada. Tudo começa na MADE: nomes são lançados e peças são apresentadas em primeira mão”, conclui.