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O mercado imobiliário é conhecido por ser um setor um tanto conservador, mas, ainda assim, não há como fugir totalmente das novas tecnologias e os números corroboram para a ideia de que os profissionais deste mercado precisam se reinventar. Até o ano passado, o setor foi um dos únicos que teve um desempenho positivo durante a pandemia, mas, a tendência é de que, de agora até 2023, o cenário se mantenha estável em vez de progredir, correndo o risco de ter impacto negativo, inclusive.

Isto porque, de acordo com o último Boletim Focus do Banco Central, até o final de 2022, o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) será de 5,65% para uma taxa Selic de 12,25%, impactando em juros de 6,25% positivos, enquanto que, no ano passado, chegamos a ter juros de 4,22% negativos.

Este cenário sugere a necessidade de um esforço maior por parte dos profissionais e empresas da área, para manter os números positivos. Atualmente, os corretores, por exemplo, podem contar com plataformas digitais para fazer a captação de imóveis de maneira inteligente. Mas, mesmo com o apoio de ferramentas que facilitam o processo, fazer a captação de maneira inteligente exige que o profissional esteja disposto a se dedicar de forma intensa no início, para conseguir entregas mais assertivas e clientes mais satisfeitos.

Pensando nisso, o Luiz Cervi, CEO da EEmovel, primeira plataforma de dados imobiliários, listou cinco atitudes que contribuem para uma captação inteligente.

Confira:

1- Defina um nicho

Ninguém é especialista em tudo, é preciso definir uma área para concentrar os esforços. O nicho pode ser definido pela afinidade ou por um desejo pessoal de se dedicar ao mercado residencial, comercial ou de luxo, por exemplo. A partir desta decisão, é possível estudar o mercado de maneira mais focada, direcionar melhor a captação de imóveis e atender um público mais homogêneo.

2- Crie uma experiência

Quanto mais personalizada for a captação de imóveis, melhor o cliente se sente. Detalhes sobre equipamentos do imóvel, áreas, opções de lazer, instalações têm um poder muito grande, por isso é importante buscar essas informações já nesta fase. É essencial destacar a experiência de viver naquele imóvel na hora de oferecer ao comprador.

3- Torne-se uma autoridade

Seja corretor ou uma imobiliária, é importante ter confiabilidade no mercado imobiliário. A confiança no seu negócio permite maiores facilidades na captação de imóveis. Na conversa com proprietários eles se sentem seguros sem grandes esforços. Ser uma autoridade permite até algumas indicações. Por ser mais conhecido, é possível que donos de mais de um imóvel te procurem e também indiquem para outros multi proprietários.

4- Tenha metas claras e possíveis

Captar com organização de metas, ter um bom plano baseado em metas possíveis de serem alcançadas com as ferramentas disponíveis, considerando as características de seu nicho, região e tipo de cliente são iniciativas que fazem toda a diferença Captação inteligente também envolve o antes, durante e depois. É preciso estabelecer metas, acompanhar o alcance delas e verificar os resultados.

5- Use as ferramentas certas

As ferramentas, aplicativos e plataformas ajudam a estruturar a captação inteligente. Usando outros meios para agilizar o trabalho com mais segurança, é possível captar vários imóveis diferentes ao mesmo tempo﹒Filtros inteligentes permitem a busca por anúncios de imóveis com as mesmas características e verificar o histórico de anúncios de uma região para acompanhar a valorização ou desvalorização, além da possibilidade de acessar todos os portais de anúncios em uma só plataforma.