Skip to main content

Iniciativa social da Softys é realizada há 1 ano pelos colaboradores da empresa chilena junto com a TETO Brasil


Um grupo de colaboradores voluntário da Softys, empresa líder em produtos de cuidados pessoais na América Latina, instalaram 2 reservatórios de água potável e 2 captadores de águas pluviais na comunidade indígena Tekoa Itakupe, em São Paulo, no último dia 24 de junho. Realizada em parceria com a TETO Brasil, ONG com atuação nas comunidades mais precárias e invisíveis do país, esta iniciativa reforça a preocupação humanitária da companhia e beneficia mais de 100 pessoas das 40 famílias da etnia Guarani Mbya que moram nesta área demarcada próxima ao Pico do Jaraguá.


Essa não é a primeira vez que o projeto Softys Contigo apoia a comunidade. No ano passado, esse programa da Softys implementou, junto com a equipe da TETO, banheiros e soluções de saneamento básico, higiene e cuidado pessoal com a tecnologia de biodigestores instalada no local pela empresa HomeBiogas, que ajuda a realizar todo o tratamento do esgoto sanitário, dos resíduos orgânicos e até mesmo de esterco animal, para transformar em energia limpa e renovável nas aldeias, capazes de produzir gás diariamente para as cozinhas comunitárias.

Cada equipamento, por exemplo, gera o equivalente a 1 botijão de gás de 13Kg por mês. Já os resíduos líquidos dos sistemas biodigestores autônomos por sua vez são redirecionados para um meio filtrante onde são plantadas mudas de árvores frutíferas, produzindo alimento para os seres humanos e gerando um sistema sustentável de economia circular.

“A falta de saneamento básico e acesso à água potável na América Latina é alarmante, mas quando vemos o recorte brasileiro, a realidade é ainda mais desafiadora. De acordo com dados de 2021 do Instituto Trata Brasil, hoje 35 milhões de brasileiros ainda não têm acesso à água potável e cerca de 100 milhões não têm serviço de coleta de esgoto. Queremos contribuir para a transformação dessa realidade, em linha com o nosso propósito da nossa marca que é promover o cuidado e a higiene pessoal em todas as fases da vida das pessoas. Sem água não é possível ter higiene”, explica Luis Delfim, CEO da Softys Brasil.

“Acreditamos que o investimento em ações traz muitos benefícios para a comunidade e aos mais de 70 hectares da Reserva Tekoa Itakupe, facilitando a vida das famílias com uma solução simples e eficiente, que se integra ao modo de vida da comunidade”, completa Delfim. Até 2026, o objetivo da Softys é levar 2 mil soluções para 8 países da América Latina e Caribe, proporcionando acesso à água potável e saneamento básico a mais de 14 mil pessoas diretamente e 30 mil pessoas indiretamente. Lançado no Brasil em abril de 2022, o projeto Softys Contigo completou 1 ano como grande aposta da empresa para promover melhorias na qualidade de vida de comunidades sem acesso a serviços básicos de infraestrutura urbana.

Ações de Voluntariado

Todas as ações de implementação das soluções em comunidades vulnerabilizadas contam com o apoio do voluntariado da TETO, da própria comunidade e também de colaboradores da Softys. “Acompanhamos a reserva Tekoa Itakupe desde 2016. Já construímos diversas moradias com a comunidade e vamos instalar uma equipe fixa este ano. Mas, sabemos que, para superar de verdade a situação de pobreza, é preciso trabalhar em rede e, por isso, celebramos parcerias como essa feita com a Softys, que nos permitem ampliar o nosso impacto e, mais importante, faz com que as famílias que vivem aqui tenham o básico, como um banheiro, e, além disso, participem de um processo de construção que traz a perspectiva de que é possível agir e transformar suas realidades”, afirma Camila Jordan, diretora executiva da TETO Brasil.

“Desde o início do Softys Contigo também temos percebido um grande engajamento do nosso time em levar cuidado e higiene para as comunidades desassistidas através do projeto. Em todas as edições temos alcançado o número de voluntários internos necessário para cada implementação, isso quando não acontece de ter mais pessoas interessadas que o necessário, o que vejo como um ponto bastante positivo para nosso projeto”, explica Quézia Matos, Gestora de Sustentabilidade da Softys.

Com investimentos de US $6 milhões focados no pilar de “Água e Saneamento”, até 2026 o programa Softys Contigo ainda visa implementar soluções em diferentes cidades do Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Equador, México, Peru e Uruguai. Para 2023, também estão previstas cerca de 300 soluções, destas 35 serão destinadas exclusivamente às famílias brasileiras. Somente no Brasil, mais de mil pessoas já foram beneficiadas nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Bahia, Goiás, Pernambuco e Minas Gerais. Já foram instaladas mais de 58 soluções de saneamento, entre sistemas de captação da água da chuva, banheiros e lavatórios em comunidades em situação de vulnerabilidade.


Sobre Softys Contigo

Além da frente Água e Saneamento, o Softys Contigo atua nos pilares de Educação em Higiene e Ajuda Oportuna. As ações acontecem por meio do patrocínio das marcas do grupo – Elite, Babysec, Kitchen, Cotton, LadySoft, entre outras – a palestras e workshops, com foco em cuidado e higiene, reforçando o propósito social da Softys. Até 2026, o objetivo é levar 2 mil soluções para os oito países, proporcionando acesso à água potável e saneamento básico a mais de 14 mil pessoas diretamente e 30 mil pessoas indiretamente. No Brasil, a iniciativa da Softys já realizou ações em São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Bahia, Goiás, Pernambuco e Minas Gerais.

Sobre a Softys Brasil

A Softys é uma empresa global e líder no mercado latino-americano, com mais de 40 anos de experiência no desenvolvimento de produtos de papel e soluções para cuidados pessoais, com diferentes marcas de higiene e limpeza. Sua atuação está presente nos mercados de Consumer Tissue (papel higiênico, toalha de papel, lenços de papel), Personal Care (absorventes, fraldas, lenço umedecido e máscaras) e Away from Home (produtos para empresas e instituições). Parte das Empresas CMPC, a Softys está presente no Chile, Brasil, Argentina, México, Colômbia, Equador, Peru e Uruguai. Seu objetivo é desenvolver marcas que ofereçam o melhor cuidado para as pessoas em seu dia a dia e em cada etapa de suas vidas.

Leave a Reply