Skip to main content

De forma geral, mercado curitibano de imóveis residenciais usados segue estável, num patamar elevado

A venda de imóveis residenciais usados em Curitiba registrou bons números em abril de 2023, alcançando o melhor resultado desde o quarto mês de 2022, indicou o levantamento mais recente do Instituto Paranaense de Pesquisa e Desenvolvimento do Mercado Imobiliário e Condominial (Inpespar), integrante do Sistema Secovi-PR, sobre o setor na capital.

O índice de Vendas de Usados Sobre Oferta (VUSO) em abril deste ano foi de 5,6%, 1,1 ponto percentual (p.p.) acima de março (4,5%) e apenas 0,3 p.p. abaixo de abril do ano passado (5,9%), o melhor resultado dos últimos 12 meses.

Realtor giving african customer taking keys to new home, interracial couple clients buying rental house, mortgage loan investment, real estate deal or property ownership concept, hands close up view

“O que temos no mercado curitibano de imóveis residenciais usados é uma estabilização positiva. 2021 foi um ano fora da curva e tivemos índices muito altos. Natural, portanto, que na comparação com esse período houvesse uma pequena queda em 2022 e 2023. O patamar, no entanto, segue elevado e o prognóstico para o setor nos próximos meses é otimista”, afirma o presidente do Inpespar, Luciano Tomazini.

Outro ponto a ser destacado é que a maioria das negociações ocorreu por meio de financiamento, indicativo de que há crédito farto no mercado apesar das taxas de juros mais elevadas. Em abril de 2023, 65,7% dos compradores optaram por essa modalidade de pagamento, leve queda na comparação com março (66,3%) e pequeno aumento em relação a fevereiro (65,1%).

Bairros mais procurados – No quarto mês deste ano, 8,9% das vendas de imóveis residenciais usados em Curitiba se referiram a unidades localizadas no Centro. Água Verde (5,5%) e Portão (5,2%) vieram em seguida. Fecham o top 10 Cristo Rei (4,8%), Campo Comprido (3,7%), Bairro Alto (3,3%), Bigorrilho (3,3%), Cajuru (3,3%), Pinheirinho (3,3%) e Santa Cândida (3,3%).