
Edifício Oscar Ibirapuera, que homenageia a arquitetura modernista de Oscar Niemeyer, é premiado com o Architecture Master Prize (AMP), realizado no museu Guggenheim em Bilbao, que celebra projetos de excelência em design em todo o mundo
São Paulo – Dezembro de 2022 – O empreendimento Oscar Ibirapuera, primeiro da grife A Lifestyle Boutique by Trisul focada em obras de altíssimo padrão é premiado com o Architecture Master Prize (AMP), premiado comemora os projetos de excelência em design. Projetado pela Perkins&Will, o empreendimento foi um dos vencedores da categoria Design de Arquitetura Residencial.
Construído em uma das localizações mais privilegiadas da capital paulista, o entorno do Parque Ibirapuera, conto com todos os detalhes pensados para transmitir aos moradores a sensação tanto de lazer na cidade, quanto de aconchego da natureza. Essa proposta está presente em seus apartamentos – com versões de 186m², 227m² e 233m² e opções de 3 ou 4 dormitórios, com até 4 suítes – e na área comum, assim como no paisagismo de Benedito Abbud e na decoração de interiores, assinada por Fernanda Marques Arquitetura.
A premiação AMP foi criada para promover a valorização e exposição do design projetado de qualidade em todo o mundo. O prêmio celebra a criatividade e inovação em arquitetura, design de interiores, arquitetura paisagística, design de produto projetado e fotografia arquitetônica, com participantes de todas as partes do mundo.
“Estamos honrados com o reconhecimento entre tantos jogadores globais, que atestam que nossos esforços a partir de uma longa pesquisa, que incluíram incursões nos melhores hotéis boutiques do mundo para nos inspirarmos nesse modelo que une internacional, conforto e acolhimento estão no caminho certo, além de referências e inspirações brasileiras como o próprio parque do Ibirapuera e as curvas de Oscar Niemeyer”, comemora Lucas Araujo, diretor de Marketing e Inteligência de Mercado da Trisul.
Tributo a Niemayer
A premissa do empreendimento é gerar encantamento em cada um de seus ambientes integrando vãos livres que permitem ao olhar explorar a união da natureza a uma construção leve. Como o nome sugere, o edifício homenageia Oscar Niemeyer, propondo uma releitura da arquitetura modernista criada por ele nos pavilhões do Parque do Ibirapuera.
A alusão à arquitetura do parque começa já na entrada, onde um grande pavilhão com lajes flutuantes e revestimento em madeira, trazendo pilares inspirados nos traços do arquiteto reconhecido. Um rasgo no teto do pavilhão, que abriga as áreas sociais, remete às formas orgânicas do Ibirapuera. “A abertura cria ângulos interessantes. Os moradores podem ver a piscina de seus apartamentos por meio desse rasgo e observar o telhado verde com vegetação nativa que foi implantada no teto do pavilhão”, explica Douglas Tolaine, arquiteto e diretor de design do estúdio da Perkins&Will em São Paulo.
A união de materiais como massa branca, concreto, metal e madeira forma o ar contemporâneo do Oscar Ibirapuera. Todos os detalhes, materiais e acabamentos foram escolhidos minuciosamente. O projeto foi pensado como uma obra de arte, que respeita e conversa com o Ibirapuera, tal qual uma extensão do parque.
Por todo Oscar, há uma explosão de toneladas naturais e vegetação, com um projeto luminotécnico que pensa o ritmo do dia e da noite. A iluminação, a água e o verde se somam à arquitetura modernista. “Ao adentrar pelo hall, moradores e visitantes são acomodados ao passar por uma marquise com fachadas e áreas livres que permitem que a luz natural resplandeça o ambiente, sendo filtrada pela vegetação presente em ambos os lados e por lagos que envolvem quem passa, ao mesmo tempo que transmite uma sensação de acolhimento”, pontua Benedito Abud, responsável pelo paisagismo do empreendimento.
Já no ambiente interno, em uma das áreas de uso coletivo, mais especificamente na área molhada, há uma piscina coberta e outras descobertas (adulto e infantil), e o desenho escolhido permite que a luz, que vem de cima incida a partir de uma bela fenda na laje, que tem uma forma bastante modernista remetendo às utilizadas por Oscar Niemayer, gerando um ambiente surpreendente. Os materiais e o design foram criados para remeter a um ambiente praiano, com piso que remete à areia e muita vegetação em seu contorno, explorando ao máximo o conceito de biofilia, a fim de ampliar a sensação de relaxamento e tranquilidade.
Mais detalhes do empreendimento podem ser conferidos no vídeo do Oscar Ibirapuera clicando aqui .
Natural é cuidar da Natureza: práticas ESG
Em um projeto que prevê oferecer harmonia entre as pessoas e a natureza, o cuidado com os recursos naturais nasceu junto com a ideia inicial da obra. Para Trisul ESG é sinônimo de boas práticas e bons negócios. A construtora já adota práticas que a enquadram nos requisitos da sigla: responsabilidade ambiental, social e governança.
O Oscar Ibirapuera é mais um empreendimento Trisul que atende a todos os requisitos de sustentabilidade, a ponto de contar com o selo Aqua HQE, que atesta que durante sua construção, e agora entregue aos moradores, gera baixos impactos ambientais, garantindo sempre o bem-estar , a saúde de seus usuários. Criado na França e aplicado no Brasil pela Fundação Vanzolini, a certificação promove a conscientização e o aprendizado de todas as partes envolvidas, direta ou indiretamente, no projeto, no processo construtivo e na ocupação do empreendimento. Além disso, foi o primeiro empreendimento imobiliário do País a contar com a certificação Procel Edificações Residenciais, que garantiu que durante e após a construção da obra conta com a aplicação de medidas para economia de energia, como a ampliação das janelas, para melhorar a entrada da luz.