Skip to main content

Depois de dois anos de pandemia e de home office, muita gente está pensando seriamente em comprar uma casa de férias, seja na praia ou no campo, para passar temporadas mais longas longe das grandes cidades. Mas, quais são os fatores a considerar para esta decisão?


Lívia Rigueiral é CEO do Homer, empresa de tecnologia que oferece soluções a corretores de imóveis, afirma que o primeiro passo é encontrar um profissional para apoiar as etapas dessa busca. “Quando estamos doentes, vamos ao médico. Quando se trata de um investimento alto, como um imóvel, por que não contar com o especialista em transações imobiliárias?”, questiona Rigueiral. A CEO lista seis dicas para quem está pensando em comprar um segundo imóvel.


Liste as características desejadas

Casa ou apartamento? Litoral ou interior? No sossego ou no burburinho? Com ou sem piscina? A internet precisa ter alta velocidade para trabalhar? Faz sentido optar por um imóvel com estrutura de recreação infantil? Essas respostas são o ponto de partida para a busca.


Os pontos negociáveis

Feita a lista de como deveria ser a casa de férias perfeita, é importante separar o que é inegociável e o que não é tão relevante. O corretor de imóveis vai ajudar a encontrar o imóvel dos sonhos e talvez seja preciso adaptar alguma expectativa para a realidade do mercado e do orçamento.


Escute a voz da experiência

Quem compra uma casa de férias, provavelmente só vai fazer isso uma vez na vida. Já os corretores de imóveis estão na rua todos os dias observando os bairros, suas características e infraestrutura, eles que podem responder perguntas práticas. Tem feira na rua que tranque o carro na garagem? Naquela quadra faz muito barulho? Se precisar comprar pão, tem supermercados e padaria por perto? E se alguém ficar doente, onde fica a farmácia mais próxima?


Defina seu orçamento

O sonho, por mais lindo que seja, precisa caber no bolso. Entenda quanto você pode investir na entrada e quanto da sua renda mensal pode comprometer com o financiamento. Essa parcela não deve ultrapassar 30% da renda. Caso você não saiba por onde começar, a Calculadora de Potencial Financeiro pode ajudar a entender a estimativa de valor do imóvel que você consegue pagar.