Skip to main content

Celebrando a Semana do Meio Ambiente, o Relatório destaca a ampliação de resultados das ações ambientais, as iniciativas pelas comunidades onde atua, assim como o desenvolvimento de suas equipes, que levaram à conquista de mais um selo Great Place to Work

Porto Alegre, junho de 2023 – “Planejar e administrar espaços que ajudem a melhorar a vida das pessoas e preservar o planeta em que vivemos, buscando assegurar a sustentabilidade do negócio e gerar valor para os públicos com os quais estamos conectados. Essa é a tarefa que executamos como desenvolvedores urbanos, em coautoria com nossos parceiros e alinhados à missão de transformar lugares em experiências de bem viver, viver bem e conviver”, afirma o diretor-presidente do Grupo Habitasul, Sérgio Ribas, na mensagem de apresentação Relatório de Sustentabilidade 2022 (ESG).


A preservação da natureza, a integração comunitária, o desenvolvimento de pessoas e equipes de alta performance e a conquista de diversas certificações e prêmios nessas áreas de atuação são destaques deste que é o terceiro Relatório anual do Grupo Habitasul.


Quanto ao desempenho financeiro, o documento aponta que o resultado líquido foi de R$ 60,684 milhões, frente ao Resultado Líquido de R$ 189,904 milhões no ano de 2021. A variação é impactada sobretudo pelo reconhecimento, em 2021, de desconto referente à quitação integral de obrigação da controlada Habitasul Desenvolvimentos Imobiliários S.A. com a EMGEA – Empresa Gestora de Ativos, em montante de R$ 150,736 milhões.


O Relatório de Sustentabilidade 2022 ESG (Environmental, Social and Governance, sigla em inglês para elevados padrões ambientais, sociais e de governança), passou por verificação independente da Conecta Consultores, referência em consultoria especializada de estratégia, gestão e relatos de sustentabilidade.


PRESERVANDO A NATUREZA

As diversas ações ambientais realizadas pelo Grupo Habitasul são destaque no Relatório. Entre elas, a conclusão, em 2022, do Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA-RIMA) em Jurerê Internacional, aprovado pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente (IMA). Trata-se de um passo decisivo no avanço dos estudos e projetos de expansão do empreendimento, sempre respeitando os condicionantes naturais da área para novos projetos. Foi realizado também o inventário florestal em todo Jurerê in_, visando a adequação às diretrizes da Fundação Municipal do Meio Ambiente de Florianópolis (Floram).

Outra ação ambiental relevante foi o trabalho, realizado em parceria com o poder público e instituições da sociedade civil, para a implementação de um inédito Comitê Gestor, que assume o compromisso de buscar a certificação Bandeira Azul – que avalia critérios como qualidade da água, educação ambiental e segurança – Com a adequação de processos de gestão e implementação de outras ações em Jurerê in_, a empresa também segue trabalhando fortemente para a obtenção da certificação Lixo Zero até 2025.

Ainda em Jurerê, a empresa avança na definição da nova poligonal para encaminhamento da criação da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Y-Jurerê Mirim junto ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).


Outra vitória importante no setor ambiental foi a obtenção do certificado ISO 14064, que certifica as empresas que realizam o seu inventário de emissão e remoção de Gases de Efeito Estufa (GEE). A análise entre as remoções e emissões da companhia em 2022 resultou em um balanço de carbono positivo da ordem de 951 toneladas de CO2eq, comprovando que as remoções das florestas nativas possuem um potencial de absorção de carbono superior às emissões de gases de efeito estufa da empresa. Além do saldo positivo, o inventário de GEE teve um outro papel fundamental para o Grupo Habitasul, pois permitiu implementar novos processos que garantem uma gestão mais eficiente das emissões diretas e indiretas dos gases causadores de efeito estufa.



SANEAMENTO

Também com forte influência na área ambiental e na qualidade de vida de Jurerê in_, o trabalho do SAE, o Sistema de Água e Esgotos, implantado em 1981 para assegurar a sustentabilidade hídrica do empreendimento, avançou muito em 2022, realizando o monitoramento de mais de 100 pontos e fazendo cerca de 700 campanhas de coletas no bairro. Fez ainda aproximadamente 19 mil análises em laboratórios certificados.


Os números também apontam importantes resultados: economia de 10%, em relação ao orçamento previsto, com manutenções internas de máquinas e bombas elétricas; 2,2% de redução do volume de água distribuído, em relação a 2021; e a redução do índice de reclamação dos clientes de 0,15% (2021) para 0,09% (2022).O SAE concluiu ainda o projeto conceitual da Nova da Estação de Tratamento de Esgotos e contou com a emissão da outorga de direito de uso dos recursos hídricos.


Quanto à balneabilidade da praia, a empresa adquiriu um novo equipamento para a realização de análises e aumentou a frequência delas durante o verão.


Também no setor de Saneamento, o Grupo Habitasul, compondo o Consórcio Clear, obteve a concessão para o tratamento de água e esgotos do município de Pomerode, no Vale do Itajaí, em SC, pelos próximos 35 anos, fazendo com que a cidade seja pioneira no cumprimento do novo Marco Regulatório do Saneamento Básico.


INTEGRAÇÃO COMUNITÁRIA

Outro avanço conquistado pelo Grupo Habitasul em 2022 foi a integração com as comunidades nas quais atua. E talvez a mais simbólica das ações foi a realizada em Florianópolis, atendendo um antigo desejo da cidade: a adoção e a construção da Praça Forte São Luís, num dos pontos mais nobres da Capital catarinense, a Avenida Beira Mar Norte. Por meio de uma ação público-privada e um programa da entidade Floripa Amanhã, o Grupo Habitasul fez da nova praça um presente nos 350 anos da cidade. Hoje o espaço se transformou num grande ponto de convivência dos florianopolitanos e até uma nova atração turística.


No Rio Grande do Sul, merecem destaque as iniciativas que a empresa tomou em relação a empreendimentos como a conclusão do projeto urbanístico e a contratação do estudo volumétrico para o Vale da Ferradura, na Serra Gaúcha. Simultaneamente, com foco no diálogo e na conciliação, foi alcançada a marca de 61% de regularizações das unidades residenciais ocupadas na Granja Esperança, em Cachoeirinha, na região metropolitana de Porto Alegre.


JURERÊ OPEN E HOTELARIA

Primeiro shopping a céu aberto de Santa Catarina, o Jurerê Open sofreu uma grande transformação em 2021. Ponto alto foi o lançamento, em julho, da Plataforma Lounge, junto ao IL Campanario Villaggio Resort e às obras do PURO, o novo empreendimento residencial e comercial do bairro. Assim como aconteceu com a Praça Forte São Luís, no centro da cidade, a Plataforma Lounge, com 5 mil metros quadrados, 24 operações gastronômicas e de entretenimento, palco e área infantil, se transformou num novo espaço de convivência de moradores e turistas.


No Verão, mais de 1 milhão de pessoas passaram por ali. Em 2021, foram realizados ali 224 eventos e atividades recreativas, com 92,3% de avaliação positiva por parte do público. E o meio ambiente também foi presenteado: com aprimoramento da gestão de resíduos, 9,23 toneladas foram destinadas para compostagem; 6,18% a mais que em 2021.


No setor de hotelaria, além do aumento da ocupação média com relação aos anos mais recentes, o IL Campanario e o Jurerê Beach Village tiveram grandes avanços no que se refere à gestão e direção, assim com intenso treinamento de colaboradores. Em ambos os hotéis, houve treinamento para encantamento de clientes com a metodologia Disney para todas as lideranças e colaboradores da gestão hoteleira. Também foi realizada uma edição de um curso de aperfeiçoamento profissional para camareiras, gratuito e aberto a toda a comunidade que resultou na contratação de 5 participantes.


No Jurerê Beach Village, muitas novidades e bons resultados: renovação da gestão para os próximos cinco anos, inauguração do restaurante Fajã, Melhor geração de receita no 1º semestre dos últimos 4 anos (+90%), e média de 65% de vendas diretas. Já no IL Campanario, destaque para as auditorias realizadas ao longo de 2022, que asseguraram a lisura da administração e conferiram transparência a condôminos e investidores. O resort teve a melhor geração de receita no 1º semestre dos últimos 4 anos (+24%), com média de 55% de vendas diretas.


EQUIPES E DIVERSIDADE

“Nenhum dos resultados que obtivemos em 2022 teriam sido possíveis sem a participação de um time engajado, que se sente protagonista das iniciativas capitaneadas pela Habitasul”, afirma o presidente Sérgio Ribas. Em 2022, a Pesquisa de Clima do Great Place to Work (Ótimo Lugar para Trabalhar) apontou índices de satisfação de 87% nos negócios da empresa. O Grupo Habitasul ficou entre as melhores empresas para trabalhar no Rio Grande do Sul, conforme a GPTW.


Foram realizados investimentos constantemente no desenvolvimento pessoal e na qualificação profissional dos colaboradores. Foi estimulado o protagonismo das pessoas na gestão de suas carreiras – caso, por exemplo, da Jornada do Autodesenvolvimento. Em paralelo, por meio de iniciativas como o Programa Cuida, foi feito um esforço para garantir condições adequadas e seguras para o desempenho das atividades dos colaboradores. Em 2022, foram somadas 386 horas de capacitação sobre normas regulamentadoras, além de 76 abordagens do Programa de Observação e Prevenção (POP) e sete campanhas de fortalecimento da cultura de saúde e segurança.


Ainda no sentido de aprimorar cada vez mais o ambiente de trabalho, outro tema significativo para a empresa é a diversidade. “O Grupo Habitasul acredita na diversidade como uma força em si. A natureza tem sua força na diversidade. Queremos acolher e respeitar no ambiente de trabalho a diferença entre os indivíduos no que se refere a etnia, religião, cultura, orientação sexual”, afirma Sérgio Ribas. Vem daí a motivação para ações como o Encontro com a Diversidade, que teve sua segunda edição em 2022. A companhia passou ainda a utilizar a Inteligência Artificial no site da Habitasul, a fim de proporcionar a tradução dos conteúdos postados para a Linguagem Brasileira de Sinais (Libras).


Para estar cada vez mais próximo dos colaboradores, foi lançado o “Papo com o Sérgio”, espaço de diálogo aberto com o presidente da empresa, em que são debatidos temas relativos à estratégia da Empresa ou quaisquer outras questões trazidas pelos colaboradores. O encontro online se repete a cada mês, com expressiva participação.


Essa conexão com os colaboradores foi fundamental para celebrar conquistas como a Certificação ISO 9001 para a área de desenvolvimento imobiliário, obtida em 2022. O reconhecimento reforça o compromisso que a empresa tem em transformar cada colaborador em protagonista de suas ações e projetos dentro da Habitasul. Aliás, a busca pela excelência operacional se traduziu durante o ano em diversas iniciativas. Uma delas foi a aplicação da metodologia da Cultura Lean, com avanços significativos na implementação do 5S, além do estímulo às ações de aprimoramento e feedback contínuos. Já o segundo ciclo do Programa Supera Competências contou com a participação de 94% do público interno, e o Programa Supera Resultados definiu metas focadas em resultados e na criação de valor para todas as áreas do negócio.


FUTURO SUSTENTÁVEL

De outra parte, a Habitasul busca consolidar a sustentabilidade de seus negócios no longo prazo. A empresa está mergulhada na revisão do Planejamento Estratégico para o ciclo 2024-2032, contando para isso com o apoio de consultoria especializada, além do engajamento de times multidisciplinares (no total, mobilizando cerca de 50 pessoas). Foram criados ainda Núcleos de Gestão – Pessoas, Diversidade, Sustentabilidade, Inovação e Clientes – com o objetivo de intensificar um ambiente de protagonismo, inovação e autonomia dentro da Habitasul. Esses núcleos são compostos por colaboradores de diferentes níveis hierárquicos e áreas e reportam-se diretamente à Diretoria. É mais uma forma de gerar intensa participação na sugestão de caminhos para os diversos temas tratados.


“O ano que passou trouxe conquistas. E, mais do que isso, a certeza de que estamos construindo um futuro promissor para a Habitasul. Vamos continuar focados no desenvolvimento de nossos negócios de maneira sustentável, na busca por resultados superiores e admiráveis, com prioridade para a qualidade de vida das pessoas e a vida com toda sua plenitude em nosso planeta”, conclui o presidente Sérgio Ribas.

Sobre o Grupo Habitasul

O Grupo Habitasul é uma organização sólida e reconhecida no mercado brasileiro – fundada em 1967 – com atuação em setores fundamentais para o desenvolvimento da economia do país: industrial (Irani Papel e Embalagem), imobiliário, turismo e hotelaria, com destaque para Jurerê Internacional, em Florianópolis – SC. Criado na década de 1980 com planejamento arquitetônico, urbanístico e ambiental revolucionário, Jurerê Internacional transformou-se em referência de bairro balneário. Aliando alta qualidade de vida à sustentabilidade, Jurerê Internacional é reconhecido mundialmente pelos seus beachs clubs, hotéis, além de praia e natureza exuberante. Com sede em Porto Alegre, o Grupo Habitasul possui ainda negócios no Rio Grande do Sul, São Paulo e Minas Gerais – gerando quase três mil empregos. Tem como foco a sustentabilidade, a inovação, o pioneirismo e a transparência em todas as frentes.