Skip to main content

Hoje é líder global em soluções para isolamento termo-acústico

A Isover, empresa do grupo Saint-Gobain e líder mundial em materiais para isolamento térmico e acústico, completa 70 anos neste mês. A marca, que é a maior produtora de lã de vidro do país, com produtos para DryWall, sistemas de cobertura, Linha Branca, indústria automobilística, forros acústicos, mantas e painéis. Sua unidade brasileira fica na zona sul de São Paulo. No cenário global, a Isover conta com mais de 9 mil colaboradores, divididos em 39 países e 60 fábricas.

A empresa leva a sustentabilidade como um de seus pilares, deixando claro ao longo de sua história seu compromisso com o meio ambiente. É a primeira marca do mercado brasileiro a ter produtos com certificação EPD, concedida pela Declaração Ambiental de Produtos, após análise dos impactos ambientais do sistema produtivo. Além disso, a lã de vidro, carro chefe da Isover, é produzida através de matéria-prima natural e com 65% de materiais reciclados, havendo o reaproveitamento de 100% de seus efluentes líquidos. O produto ainda oferece conforto térmico, diminuindo o gasto de energia elétrica com aquecimento ou refrigeração, minimizando as emissões de dióxido de carbono. Vale ressaltar que a lã de vidro é um dos poucos isolantes do mercado que é 100% incombustível, garantido segurança ao fogo por toda a vida útil de uma construção.

Fundada em 1951, após a crise gerada pela Segunda Guerra Mundial, quando o Brasil não conseguia mais importar vidro da Europa, a Vidrobrás surgiu da fusão das únicas duas produtoras brasileiras de vidro, com o intuito de atender a todo o mercado nacional. Vinte anos depois, a empresa foi incorporada à então Companhia Vidraria Santa Marina, atual Saint-Gobain Vidros S.A., como uma divisão Fibravid de isolamento termo-acústico, tornando-se referência no segmento. Para aumentar a capacidade produtiva, no mesmo ano foi construída uma nova unidade fabril, que possibilitou a produção diária de 200 toneladas de vidro através de um sistema de têmpera horizontal.

No início dos anos 2000, a Fibravid tornou-se Isover, por decisão estratégica da Saint-Gobain. Desde então, a empresa ganhou cinco novos centros de distribuição espalhados pelo Brasil. “A Isover é uma peça fundamental para o Grupo”, explica Renato Holzheim, Diretor Geral da Saint-Gobain Produtos Para Construção. “Ao longo destes 70 anos, conquistamos a confiança de clientes e parceiros, fazendo com que os produtos desenvolvidos pela empresa se tornassem referência e sinônimo de qualidade. Com o crescimento de métodos construtivos leves e sustentáveis, a área de isolamento termoacústico é uma de nossas apostas para o futuro da Saint-Gobain, por isso estamos investindo em pesquisas, através de nosso Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, porque acreditamos no potencial do mercado e queremos oferecer soluções ainda mais inovadoras” completa Renato.