O governo do Paraná está desenvolvendo um projeto de revitalização das escolas do estado, substituindo antigas salas de madeira que estavam fora de condições de uso por novas instalações em wood frame. Serão ao menos 321 salas de aula entregues ao longo de 2023 pela Tecverde, especializada em construção industrializada que venceu a licitação para o projeto.
As primeiras salas já foram entregues no município de Piraquara, substituindo 9 salas da década 70/80 durante o recesso escolar de final de ano e beneficiando mais de 800 alunos do Colégio Estadual Ivanete Martins de Souza.
Outras entregas já estão em processo de implantação em diferentes regiões do Paraná e, a partir de abril, a Tecverde finalizará 1 sala por dia até o final do projeto. Com capacidade para 35 alunos, cada sala tem 66m2 totais, sendo 49m2 de área útil e estrutura coberta que pode ser aproveitada para espaço de convivência/passagem.
Novas salas em wood frame (à direita) substituem antigas salas de madeira (à esquerda)
A velocidade é o grande diferencial do projeto. Com o modelo industrializado, a Tecverde finaliza em 45 dias uma obra que levaria ao menos 1 ano para ser construída em alvenaria. As estruturas (paredes, telhado, piso) saem de fábrica já com instalação elétrica e hidráulica, sendo apenas montadas em canteiro. A empresa também faz os acabamentos finos (pintura, instalação de quadro negro, etc) para que, ao final da obra, as salas estejam prontas para receber os alunos.
“O sistema industrializado foi escolhido por trazer celeridade ao projeto de substituição das antigas salas de madeira do Paraná, além de garantir maior conforto térmico e acústico aos alunos e professores”, afirmou Marcelo Pimentel Bueno, diretor-presidente do Instituto Fundepar, que gerencia as obras estaduais.