A naturalidade, presente em todas as decisões técnicas e estéticas, dá o tom do projeto digital, que busca induzir o bem-estar, a convivência em família e a conexão com a natureza.
O conceito wellness encontra o design no novo projeto digital do apartamento decorado do edifício AGE360 , da AG7 , assinado pela arquiteta Elaine Zanon e pela decoradora Claudia Machado , do escritório de arquitetura Arquitetare Arquitetos Associados . Toda a ideia de bem-estar e conexão entre pessoas e natureza sobre a qual se fez o projeto do AGE360, também inspira o projeto digital da unidade decorada, que já pode ser visto de forma digital no vídeo a seguir: https: // vimeo .com / 634134285 / e99e2e88c2 .
No apartamento duplex, de 521m², o encontro de wellness e design dá vida a um projeto feito para se criar novas histórias em família. Nele, cada ambiente endossa a premissa de conexão entre pessoas e natureza, além de valorizar e promover momentos de tranquilidade e contemplação. A gastronomia ganha atenção especial não só pelos espaços pensados para tal, mas também pelos recantos de convivência. “Esse é um item importante do projeto, uma vez que os momentos das refeições, especialmente aquelas feitas em família, são tratadas, pela arquitetura e pelo design, como potencializadores do bem-estar”, coloca a arquiteta Elaine Zanon. Assim, uma cozinha segue o conceito de cozinha de saúde, com armários transparentes para o armazenamento de afrescos de alimentos, cestas para frutas e louça aos olhos.
Em todo o espaço, tons neutros e terrosos foram eleitos para proporcionar sensação de acolhimento. Materiais naturais como madeira, pedra e tecidos em linho são responsáveis por completar este efeito, conferindo personalidade e elegância únicas aos espaços. “Acreditamos em uma arquitetura que conversa com o momento, mas também é atemporal. Sabemos que o mundo, o meio ambiente e as pessoas têm demandas atuais exclusivas e que precisam ser atendidas, porém, buscamos um isento de tendências efêmeras”, continua Elaine .
O apartamento, todo envidraçado, foi pensado para ter ótima circulação de ar, iluminação natural, isolamento termoacústico, espaços silenciosos, blackout pleno nos quartos e iluminação dimerizável, que colabora com o ciclo circadiano, controlando os níveis do hormônio do estresse. Os profissionais ainda destacaram espaços para leitura e outras formas de consumo cultural, capazes de criar uma desconexão temporária. A socialização com a família é estimulada por espaços como a sala de estar com uma vista única da cidade, espaço do fogo e espaço gourmet.
A trilha sonora do imóvel é natural: vem do barulho da água, que conversa com as demais decisões técnicas e estéticas dos espaços, sempre fazendo referência à naturalidade. Os objetos escolidos têm história arraigada, enriquecem o apartamento e remetem à diversidade cultural presente em nosso país. A brasilidade, aliás, é notada também no verde selvagem das várias plantas eleitas para o projeto, estrategicamente dispostas de forma a trazer, enfim, a natureza para dentro de casa. Um contraste singular entre madeira e verde, permeado por luzes indiretas e um minimalismo e biofilia marcantes.