Skip to main content

Medical center, clínicas e hospitais estão em alta

         A pandemia do novo coronavírus (Covid-19) trouxe uma série de reflexos para os estabelecimentos da área da saúde. Clínicas e hospitais tiveram que repensar os espaços com o objetivo de levar maior conforto e bem-estar para o paciente.

         Foi o que aconteceu com a Clínica Los Angeles que contratou a Doria + Arquitetos para a realização do projeto de ampliação. Por se tratar de uma clínica cirúrgica, fluxogramas de circulações de pacientes, resíduos hospitalares, alimentação de produtos medicinais e coleta de lixo foram desenvolvidos para se adaptarem ao bom funcionamento da clinica. Na área ampliada, foram criados consultórios respeitando diversas regras sanitárias, permitindo flexibilidade no seu uso e incorporação.

         De acordo com o arquiteto Manoel Felipe Doria, responsável pelo projeto, a parte estética priorizou a volumetria e uso de materiais como alumínio composto nas cores vermelha, amarela e laranja. Além disso, uma pele de vidro foi usada para revestir os oito pavimentos da edificação, aumentando a permeabilidade visual e a refração solar. “A ideia era criar um ambiente altamente funcional e integrado, respeitando as normas da Anvisa e atuando no bem-estar do usuário”, destaca.

         Inaugurada em 2002 a Clínica realiza procedimentos cirúrgicos eletivos de diferentes especialidades médicas. Tem como missão promover a saúde e bem-estar proporcionando atendimento humanizado aos pacientes. Localizada na Avenida Sete de Setembro 6520, no bairro Batel, em Curitiba, a instituição hospitalar executou em 2022 o projeto de expansão para melhorar ainda mais os atendimentos em busca da excelência.

         O projeto elaborado em 2002 para a Clínica Los Angeles também é de autoria da Doria + Arquitetos. O escritório está com projetos importantes para setor de saúde em diversos estados do Brasil. “A demanda por empreendimentos multifuncionais que integram hospitais, clínicas, consultórios, centro de diagnósticos estão em alta. Fizemos o Medical Center Leonardo da Vinci para a cidade de Palhoça, estamos com projetos em Porto Belo, Chapecó e também em Lucas do Rio Verde no Mato Grosso”, destaca Manoel Doria.