Skip to main content

Com investimento próprio, solução da tradicional imobiliária do Sul do Brasil busca modernizar imóveis centrais da capital paranaense para locação

Aumentar o número de moradores no Centro de Curitiba (PR) tem sido apontado como uma necessidade para se revitalizar a região, tanto que a questão passou a ser uma política pública consolidada na nova Lei de Zoneamento Urbano e Ocupação de Solo da capital. O tema foi amplamente discutido ao longo dos últimos anos pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (IPPUC) e também é alvo de uma ação chamada “Centro Vivo”, organizada pela Associação Comercial do Paraná (ACP).

Nesse mesmo sentido, a Apolar está se dedicando, inclusive com investimento próprio, a transformar prédios que à primeira vista podem parecer pouco atrativos em lugares modernos e prontos para locação residencial. É esse o objetivo do projeto de retrofit que busca revitalizar imóveis centrais de Curitiba, adaptando edificações antigas às necessidades contemporâneas, com foco em segurança e conforto. A repaginação é completa: tanto interna quanto externa, envolvendo pintura, restauração de piso e troca de instalações elétricas e hidráulicas.

“A principal diferença entre uma reforma tradicional e o retrofit é que este tem como proposta a manutenção de elementos originais arquitetônicos e históricos da construção, ou seja, ela não perde sua ‘cara’ e seu charme”, explica Henrique Vianna, diretor da franquia Centro da Apolar.

O primeiro empreendimento tem pré-lançamento já em dezembro e fica localizado na Rua Tibagi, número 779. O prédio de 10 andares tem seis apartamentos por andar, no estilo studio. Todas as unidades estarão prontas para locação, com opções completamente mobiliadas ou semimobiliadas.

“Escolhemos um imóvel que originalmente era um prédio comercial e estava abandonado para iniciar esse projeto. Como acreditamos na proposta, ainda financiamos todas as obras”, comenta o diretor, acrescentando que a antecipação pela imobiliária será descontada dos aluguéis no decorrer do contrato. “Assim, devolvemos a esse edifício uma função e à proprietária um imóvel economicamente viável e rentável”, frisa Henrique.

Ainda, para facilitar a vida de estudantes recém-chegados em Curitiba, a imobiliária vai aprovar a fiança aluguel em nome dos pais ou responsáveis, com imóveis em todo o Brasil, o que normalmente não é praticado pelo mercado.

Showroom – Atualmente, há um showroom com duas opções de planta, instalados no prédio. Após o locatário optar por um dos modelos e fechar o negócio, a entrega do imóvel pronto para morar ocorrerá em um prazo de sete dias.