Programa Capacitação & Inclusão reforça compromissos ESG da companhia e do sindicato da habitação para inserção de pessoas no mercado de trabalho
A construtora e incorporadora Plano & Plano avança em sua agenda ESG (meio ambiente, social e governança) em mais uma ação de cunho social. Por meio do Programa Capacitação & Inclusão, em parceria com o Ampliar, braço social do Secovi-SP (Sindicato da Habitação do Estado de São Paulo), a empresa oferece um curso gratuito para pessoas que desejam uma oportunidade no mercado imobiliário como corretores de imóveis.
A Companhia, que, em 2022 completa 25 anos, tem em seu histórico a identificação de talentos, e sempre investiu em programas de treinamento e aprimoramento dos colaboradores. Atualmente, mais de 90% dos Gerentes de Obra contratados pela empresa foram capacitados pela Plano&Plano, por meio dos treinamentos internos.
Muito embora o corretor imobiliário associado possua suas peculiaridades no modo de contratação face a legislação específica que trata sobre o assunto, o mercado carece de profissionais dessa categoria, principalmente no atual momento em que o segmento imobiliário se encontra aquecido. Exatamente por esse motivo e com objetivo de desenvolver todo o processo para formar profissionais de corretagem habilitados, o programa oferece 20 vagas para candidatos que desejam obter a Certificação Técnica em Transações Imobiliárias (TTI) e a futura inscrição do Creci. As aulas teóricas serão ministradas pelos professores do Ampliar, os funcionários voluntários da Plano&Plano e consultores associados ensinarão a parte prática da profissão.
Os alunos terão a oportunidade de passar pelo laboratório de vendas, treinamentos e capacitação, além de contarem com ajuda de custo para transporte e alimentação. O programa tem como prioridade pessoas que estejam desempregadas, ou que desejam ter uma nova profissão e não possuam recursos para investir em uma qualificação.
Para participar é necessário atender os seguintes pré-requisitos: ter ensino médio completo, renda familiar mensal de até três salários-mínimos, perfil comunicativo e muita vontade de investir em sua carreira.
“A Plano&Plano entende que investir em práticas de capacitação e inclusão no segmento imobiliário é fundamental, por isso, desenvolver bons profissionais que atuam nessa área, visa não apenas atender uma carência do mercado, mas também proporcionar valorização de pessoas. A Companhia mantém um relacionamento ético com todos os colaboradores, corretores autônomos, acionistas, clientes, fornecedores, associações parceiras do setor e setor público. É uma empresa aberta para fazer ajustes e se caracteriza pela capacidade de mudança e pela aceitação da transformação. Ainda, colabora para o desenvolvimento das comunidades em que atua”, explica Rodrigo von, diretor presidente da Plano&Plano.
Para Margareth Oliveira, Coordenadora de Responsabilidade Social do projeto Ampliar, esse tipo de parceria e investimento é primordial para a sociedade. “Essa união de forças é essencial para o trabalho que o Ampliar desenvolve, e a Plano&Plano traz essa ligação com o mercado imobiliário. Nosso objetivo é criar um olhar sobre o jovem, e desenvolver evolução pessoal por meio da qualificação profissional. O curso de capacitação para corretores é um sonho antigo do Ampliar, e, agora, com a Plano & Plano, pudemos tirá-lo do papel. Foi um curso desenhado a quatro mãos, os alunos sairão com toda a bagagem teórica e prática que o mercado necessita”, enfatiza Margareth.
Ricardo Marcelino foi umas das pessoas impactadas pelo projeto. Desempregado, o profissional de comunicação digital enxergou no curso uma nova oportunidade. “Eu fui à loja da Plano&Plano e perguntei o que fazer para trabalhar como corretor e se precisava do Creci. O corretor da loja me apresentou a coordenadora, e ela me informou do curso de TTI, eu vi a oportunidade e fiz o cadastro. Acho que dará um bom match“, afirma Marcelino.
De cliente à corretora
Um dos principais diferenciais da Plano&Plano é o atendimento, que é especial desde o primeiro contato do interessado no imóvel até alguns anos após a aquisição. “Nós temos a nossa própria empresa e equipe de corretagem, a Plano&House e a Plano&Vendas. Damos muita atenção ao cliente, fazemos questão de oferecer a melhor qualidade no serviço sempre”, ressalta von.
Essa excelência gerou um case interno. Luciene Santos, que é cliente da construtora e incorporadora, ficou motivada em realizar o curso pelo encantamento e o relacionamento que ela recebeu na compra de seu apartamento. Hoje, como aluna do projeto, ela tem uma meta de trabalhar como corretora na Companhia para ajudar a realizar o sonho da casa própria de outras pessoas. “A Plano&Plano acreditou em mim, que iria dar certo a compra do meu apartamento. Então pensei, por que não fazer isso com outras pessoas que têm vontade de ter um imóvel? Se eu consegui, outras pessoas também podem conseguir”, salienta Luciene.
Plano&Plano e Ampliar
A parceria entre a Plano&Plano e o Ampliar é antiga. Nascidas na mesma década e tendo o mercado imobiliário como origem, as duas organizações mantêm uma estreita relação há muitos anos. Flávia Luna, responsável pelas ações sociais da Plano&Plano, sempre participou ativamente de ações junto ao projeto Ampliar. “Pensamos na educação como agente transformador da sociedade, e o Ampliar nos ajuda a concretizar esse propósito”, explica Flávia.
Além de participar das ações beneficentes promovidas pelo Ampliar – como doação de brinquedos e cestas básicas – a Plano&Plano, desde 2018, patrocina cursos profissionalizantes como auxiliar administrativo e assistente de RH (com carga horária de 160 horas cada um), até cursos mais longos, como os preparatórios para o Enem, incluindo aulas aos sábados e com duração de 300 horas.
“Para nós é muito importante proporcionar oportunidades de trabalho aos jovens formados no Ampliar. Nossa meta em 2022 é iniciar o engajamento dos colaboradores da empresa nas ações sociais que ocorrerão ao longo do ano. Estamos trabalhando para criar oportunidades envolvendo nossa equipe e as comunidades em que estamos inseridos. O curso de corretores é o pontapé inicial desse processo, pois conta com uma brilhante equipe de voluntários”, enfatiza Flávia Luna.