Skip to main content

GaragePlan está com 120 projetos espalhados pelo Brasil e deve dobrar de tamanho

Quem aqui nunca se deparou com o problema de falta de vagas para estacionar? Áreas de estacionamentos e garagens agora são prioridades e passam a fazer parte das estratégias comerciais dos empreendimentos. O Brasil já tem 1 carro para cada 4 habitantes, segundo o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Há 10 anos, a proporção era 1 carro para cada 7 habitantes.

Pensando nisso, há exatamente 10 anos, o arquiteto e urbanista Ricardo Sigel, fundou a GaragePlan. Uma empresa genuinamente paranaense especializada em desenhos de garagens também conhecido como Parking Design. “Começamos com um escritório pequeno no bairro Água Verde, em Curitiba, e fomos crescendo à medida que passamos a mostrar para o mercado a importância de uma visão mais abrangente, envolvendo não apenas a garagem e sim o espaço como um todo, passando pela gestão de fluxos de veículos, layout de vagas, sinalização, engenharia e gerenciamento de obras”, afirma Sigel.

A compreensão deste desafio global fez com que a empresa crescesse de forma estruturada, passando a atender também outros estados. Além do Paraná, a GaragePlan atua em São Paulo, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Goiás e Pará. “Em 2022 crescemos 40% e a meta para 2023 é ainda mais arrojada tendo em vista que foram feitos investimentos em tecnologia, equipe técnica e na ampliação da sede”, relata Ricardo Sigel, sócio da GaragePlan.

Empresas como a GaragePlan desempenham um papel importante na criação de soluções inovadoras para problemas urbanos cada vez mais presentes. “Só este ano foram 25 projetos realizados, dos mais variados portes, e 120 estão em andamento. O objetivo é dobrar de tamanho”, destaca Sigel.

Retrofit de garagem

Exemplos de projetos não faltam. Recentemente, a empresa foi selecionada para conduzir o processo de retrofit da garagem do Edifício Paulista, que é administrado pelo Banco Safra, localizado na Avenida Paulista, em São Paulo. “Desenvolvemos os projetos “parking”, o estudo de viabilidade do potencial do estacionamento rotativo e o gerenciamento completo das obras de retrofit dos quatro pavimentos de garagens, contemplando implantação de novo receptivo, área de embarque e desembarque, customização de pisos, paredes e pilares, além de iluminação e controles de acesso. Modernizamos toda a área de ocupação de vagas e desenvolvimento de fluxos, a fim de trazer maior dinamismo no deslocamento dos veículos na garagem, entre outros trabalhos. O resultado dessas intervenções foi tão impactante que levou à ocupação do edifício todo”, ressalta Antonio Juchem, diretor da GaragePlan.

Empreendimentos residenciais

Os impactos positivos também podem ser notados nos empreendimentos residenciais, principalmente quando a equipe é chamada logo no início do projeto. Fluxo de entrada e saída de veículos, tamanho das vagas, inclinação das rampas, disposição, ponto de carga para carros elétricos, espaço de vagas para visitantes e outras necessidades.

Ricardo Sigel, sócio da GaragePlan, conta que as incorporadoras e construtoras estão com outra visão. “Novos conceitos estão surgindo. Existem espaços de garagens onde você tem além do bicicletário, uma oficina para sua bicicleta, lava-car, jardins e muitas outras iniciativas”, enfatiza Sigel.

Atualmente grande parte dos moradores acessam o edifício residencial pela garagem e não pelo hall de entrada como costumava ser, com isso esses espaços ganharam lugar de destaque.  

Além do mais, mudanças nas rotinas e prioridades evoluem ano após ano. Nos últimos tempos, a crescente adoção de veículos elétricos e a instalação de pontos de carga também resultaram em mudanças no setor.

Indústrias

Diante deste cenário, todos os empreendimentos precisam buscar constantemente alternativas para melhorias de seus espaços. Um exemplo prático são as indústrias, que muitas vezes crescem de forma desordenada. O processo de reestruturação e otimização de espaços industriais é como organizar uma cidade. “Nós fazemos um zoneamento, uma setorização, um diagnóstico de fluxos, envolvendo desde a parte de carga e descarga, acesso dos colaboradores, visitantes para daí propormos soluções”, comenta Juchem.

Foi o que aconteceu com a Sopasta Papel e Embalagem, localizada em Tangará, município do Centro Oeste de Santa Catarina. “Iniciamos pelo projeto de estacionamento e acabamos fazendo o gerenciamento da obra do edifício administrativo inteiro mais a execução completa de pavimentação, ou seja, entregando uma solução completa para a Indústria”, relata.

Oferecer expertise para otimizar esses espaços, melhorar a eficiência das operações e proporcionar soluções completas que vão além de simples reestruturações físicas é uma das premissas da GaragePlan. Dessa forma, a empresa ganha novos mercados e se torna referência para a execução de melhorias contínuas nos empreendimentos, sejam eles residenciais, comerciais, de múltiplos usos ou industriais.

Leave a Reply