Skip to main content

Maior feira de construção civil e arquitetura da América Latina contou com mais de 500 expositores

Entre os dias 11 e 14 de abril, o São Paulo Expo recebeu a 27ª edição da FEICON, a maior feira de construção civil e arquitetura da América Latina. Com mais de 500 expositores, a Feira trouxe uma série de lançamentos, tecnologias e novidades do setor. Separamos 7 lançamentos e novidades que marcaram os quatro dias de Feira:

  • Teste de sobrecarga: a Sil Fios e Cabos Elétricos, inova ao acrescentar junto ao Teste de Sobrecarga, uma câmera termográfica, que possibilitou ao visitante observar o aquecimento das duas amostras testadas e, ao mesmo tempo, visualizar o valor em graus Celsius, tudo isso em uma tela.
  • Sistema de filtragem para redução e eliminação de metais pesados na água: a Pure Shower® trouxe à FEICON um sistema revolucionário de filtragem da água que atua com o objetivo de reduzir e/ou eliminar os metais pesados, cloro, cobre, sulfato de alumínio e outros contaminantes que fazem mal a saúde dos cabelos e da pele através de quatro tipos de elementos filtrantes facilmente adaptáveis e que contribuem também para o planeta pois possuem o selo ECOFRIENDLY porque aumentam a pressão da água em até 200% reduzindo o consumo em até 50%.
  • Modelo de negócios para cidades de pequeno porte: a Casa do Construtor levou para a FEICON 2023, o + Rental, um modelo de negócios desenhado especialmente para atender municípios de até 40 mil habitantes. Por meio de realidade aumentada, os visitantes tiveram uma experiência imersiva no modelo e, assim, visualizar como é o real funcionamento de uma unidade localizada em depósitos e lojas de materiais de construção no modelo store in store.
  • Tecnologia da hidrorrepelência: a God Mix Tintas e Impermeabilizantes lançou na FEICON 2023 o produto VedaMaster Elastech, uma tinta emborrachada que une elasticidade com a tecnologia da hidrorrepelência que possui indicação de aplicação em paredes de áreas externas, ou seja, em superfícies que recebem batida de chuva, pois o produto atua diretamente na eliminação das microfissuras responsáveis pela infiltração de água.
  • Construção 4.0: o Grupo Isorecort apresentou o Monopainel®, empresa que traz os painéis em EPS (poliestireno expandido), popularmente conhecido como isopor, como uma grande revolução da construção civil, afinal a utilização desse modelo reduz o tempo da obra em até 30%, e também economiza até 30% no orçamento final da obra. Além disso, não se faz necessário o uso de água e cimento, já que as peças se encaixam como lego. As casas, ficam totalmente estáveis e seguras. Em seu estande, o Monopainel® trouxe a realidade virtual que permitiu ao visitante da Feira ver como se faz uma obra em EPS e sua facilidade na montagem.
  • Ferramentas rastreáveis: a maior fabricante de ferramentas elétricas, a bateria e manuais do mundo, a StanleyBlack&Decker apresentou na FEICON o “Tool Connect™, um sistema de gestão de inventário para a construção civil, que rastreia, via Bluetooth, todo o estoque de ferramentas em um canteiro de obra, uma marcenaria ou uma locadora, por exemplo. Além disso, permite organizar as atribuições, como velocidade máxima e tempo de uso, e personalizar os produtos por pessoa no local de trabalho. Isso melhora diretamente a produtividade, reduz os tempos inativos e aumenta os lucros.
  • Praticidade no canteiro de obra: a Branco Motores expos aos visitantes um portfólio variado, com destaque para a recém-lançada linha de inversores de solda, aliados dos profissionais que atuam no canteiro de obras. Práticos, portáteis e leves, os inversores de solda BMS 140i, BMS 160i e BMS 200i se diferenciam principalmente pela entrega de potência e produtividade, por possuírem um controle eletrônico de corrente e oferecerem a classe de proteção IP21S, o que demonstra alta capacidade de resistência.

De acordo com dados da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), no último biênio (2021/2022) a construção civil cresceu 17,7% ante 8,2% da economia brasileira. No período entre os meses de setembro de 2021 e setembro de 2022 registrou-se um crescimento de 8,8% e há uma previsão de expansão de 2,5% para 2023.

A movimentação de visitantes e expositores nos quatro dias de FEICON só confirma os dados de mercado sobre a expansão da indústria de construção.

Leave a Reply