Apesar dos desafios, empresas dos setores de construção e mercado imobiliário recorrem cada vez mais a soluções tecnológicas.
Uma nova realidade já está presente nos projetos de construção civil e o que antes era formulado de maneira individual, sem compartilhamento e em grandes volumes de papel, ganha nos dias atuais interfaces digitais modernas, que permitem a análise dos dados e interações ágeis em rede.
Entre as cerca de três mil empresas consultadas no relatório 2018 Contech Report, da JBKnowledge (consultora norte-americana em soluções tecnológicas para o setor de construção), 14,6% utilizam pelo menos um software especializado e 21,4% fazem uso constante de duas soluções digitais. Enquanto 46% delas investem menos de 1% em Tecnologia da Informação, 19,7% ainda recorrem totalmente a fontes externas para a prestação de serviços em TI.
Nesse ponto, as startups que apresentam soluções disruptivas atuam cada vez mais junto das empresas, construtoras e incorporadoras que atuam no ramo da construção, fazendo com que estas saiam à frente na manutenção da competitividade de mercado e para acompanhar o desenvolvimento tecnovirtual.
Pensando nisso, as empresas Engeform, Athié Wohnrath, Temon, Grupo GPS e a MPD Engenharia, se juntaram para formar o OKARA Hub, que está na segunda edição de seu laboratório de formação e aceleração de startups que apresentem soluções tecnológicas para serem implementadas em projetos ligados à construção civil.
A iTeleport é uma das selecionadas e desde 15 de janeiro participa das ações do hub. A startup traz um produto que vai além da visualização de imóveis, prontos ou na planta. A plataforma chamada de Teleport 3D, integra visualizações em 3D, fotografias 360º e vídeos, conferindo uma experiência digital que faz as pessoas se sentirem como se estivessem dentro do imóvel. Tal como a experiência real, a tecnologia apresenta de forma completa as características do local, permite inspecionar detalhes e de uma forma intuitiva e divertida, transmite confiança para o interessado na compra ou locação. A recepção é fantástica. À primeira vista, as pessoas ficam admiradas, encantam-se, entendem que é um grande avanço e passam a recomendar a nova tecnologia, conta Francisco Toledo, CEO da startup.
Entre os principais ganhos, ressalta que há benefícios tanto para quem compra como para quem vende. O Teleport 3D proporciona economia de tempo e a assertividade na tomada de decisão, pois transporta clientes e corretores aos imóveis pela internet. Os que optam por visitar pessoalmente, já chegam com uma concepção real, acelerando o fechamento do negócio. Sempre ressalto a forte transformação digital que outras indústrias já passaram. O que estamos promovendo é a transformação digital do setor Imobiliário, com ganhos efetivos de produtividade e lucratividade para as empresas que aderirem primeiro, em franca vantagem às que não se adaptarem tecnologicamente, pontua Francisco.
Também participante do programa do OKARA, a WebProject recebe retornos positivos sobre a redução do retrabalho no ambiente de obras, graças ao uso de etiquetas com QR-Code que podem ser lidas e atualizadas conforme o andamento dos projetos. Quando o arquivo fica obsoleto, a solução que a startup criou identifica quem está com as plantas impressas obsoletas, auxiliando no seu recolhimento e no andamento dos trabalhos, atendendo desde empreendimentos residenciais até obras industriais e de infraestrutura.
Felipe Mesquita, criador e CEO da WebProject reforça que a era digital já chegou e que este momento deve ser bem observado para garantir a qualidade dos processos. As tecnologias já são realidade e precisamos estudar e compreendê-las para melhor implantação. Tem muito campo de aplicação, mas é preciso usar da forma certa, e não somente como um marketing, para que os ganhos sejam reais, pondera.
Website: http://www.okarahub.com.br/pt-br/
Crédito: Divulgação
Fonte: Casa de Notícias | Notícias corporativas Toledo | PR -by Ademi-PR