Skip to main content

Chamada de Mineral Lab, a nova tecnologia permite a impressão de porcelanatos com textura mineral, garantindo visual e relevos surpreendentes

Linha Fusion , lançamento da Roca Cerámica com a tecnologia Mineral Lab

Inovando sempre, a Roca Brasil Cerámica sai na frente e apresenta uma nova tecnologia em seus lançamentos, inédita nas Américas. Trata-se do acabamento Mineral Lab, capaz de criar revestimentos com relevo impressionante, ressaltando um efeito 3D nas peças. Para tanto, a empresa, referência no setor e detentora das marcas Roca Cerámica e Incepa, adquiriu um novo equipamento, em outubro de 2021, que já está completamente instalado e em operação em seu parque fabril, localizado na cidade de Campo Largo, Paraná. “Essa aquisição reforça nosso pioneirismo, que implica em realizar os investimentos que nos permitem oferecer ao mercado produtos completamente inovadores”, afirma Sergio Wuaden, Managing Director da Roca Brasil Cerâmica.

Ao adquirir os equipamentos italianos com tecnologia DDG (Digital Decoration & Glazing), que passaram a ser operados no final de 2021, a Roca Brasil Cerámica dá um salto de tecnologia aplicada, criando uma nova categoria de produto, nunca vista antes. “Essa tecnologia é uma proposta da indústria inovativa e nos abre novos caminhos. Hoje, passamos da impressão 2D para a 3D, conquistando um universo de texturas surpreendentes”, diz Simone Lourensi, Gerente de Desenvolvimento de Produto da Roca Brasil Cerámica. Ela se integra ao processo de produção de lastras na Contínua+, supecompactadora que a Roca Brasil Cerámica tem orgulho de ser a primeira nas Américas a utilizar para a produção de SuperFormatos.

Obtida através de uma granilha formada por diferentes minerais nobres com origem italiana – reconhecido centro de referência de inovação da indústria cerâmica – que são aplicados na superfície dos porcelanatos e reagem ao calor durante a queima das placas, a tecnologia Mineral Lab resulta em peças com textura e relevo. “A fusão desses minerais nobres gera uma textura que resgata a essência da arte cerâmica, criando peças com marcas únicas entre si”, complementa Simone. A precisão milimétrica de aplicação possibilita estampas com detalhes e ainda reduz o desperdício de água e de matéria-prima, sendo uma inovação sustentável, alinhada com os valores da Roca Brasil Cerámica.

Apresentada nas peças de SuperFormato da Roca Cerámica e Incepa, as novas linhas com Mineral Lab podem ser utilizadas tanto em áreas internas, quanto externas. A exemplo está o lançamento Fusion Titanium e Fusion Oxide, nos tamanhos 120 x 250 cm – um formato inteligente, que reflete a altura do pé-direito padrão das construções brasileiras.

“O investimento constante em inovação e tecnologia faz parte de nosso planejamento e nos permite antecipar tendências, apresentando soluções que até então o mercado não conhecia. Continuaremos sempre nesse caminho, firmando o pioneirismo da Roca Brasil Cerámica no setor”, finaliza Wuaden.