Com proposta inédita de ressignificar móveis e objetos antigos sob um olhar contemporâneo para uma nova geração, AD STUDIO chega ao Shopping Cidade Jardim
Foto: Lucas Moraes
Paloma Danemberg é fundadora e curadora do AD STUDIO, que abre suas portas no dia 15 de março na nova área de Decoração e Design do Shopping Cidade Jardim em São Paulo. A loja de móveis e objetos europeus antigos foi fundada em 2016 com a proposta inédita de desmistificar e ressignificar móveis e objetos antigos sob um olhar contemporâneo para uma nova geração. A proposta do AD STUDIO é promover uma experiência única. “O AD STUDIO é muito mais que uma loja de móveis e objetos antigos, é um lugar de experiências e lifestyle. Teremos eventos especiais, coleções exclusivas, e é claro, um acervo do final do século XIX e início do século XX, cheio de história”. Destaca Paloma. Outro diferencial da marca é ressignificar o uso das peças, “Gostamos de utilizar objetos cotidianos de forma inusitada como por exemplo uma cadeira de criança como lateral de sofá, e teremos objetos inusitados com uso cotidiano, como por exemplo um carrinho de criança como composição de mesa de centro”, completa a curadora.
A loja de 140 metros tem o projeto assinado pela Ouriço Arquitetura, partindo da ideia de valorizar as peças com um jogo de sombra e luz especialmente pensadas como se fossem obras de arte expostas em uma galeria. A cor preta está presente nos detalhes, assim como no plástico bolha que reveste algumas superfícies, destacam a coloração mel da madeira. “O único ponto de cor do AD STUDIO é sua fachada icónica um grande contêiner verde que assim como o plástico bolha, remetem às viagens de garimpo que Paloma faz e todo o cuidado para as peças chegarem até a loja”, explica Beto Figueiredo fundador e arquiteto da Ouriço.
Com curadoria do estilista Marcelo Sommer, os uniformes da AD STUDIO foram criados a partir de peças já existentes, com processo de upcycling. Camisetas, moletons, peças em alfaiataria e calças cargo se fundem em looks únicos. A cartela de cor, respeita a paleta da marca: verde, marinho, vermelho e amarelo queimado. O conceito de upcycling vai muito além dos móveis para o AD STUDIO, pensando “Nossos propósitos se entrelaçam, acreditamos muito na sustentabilidade, e pensar de que forma podemos nos aproveitar de algo que já existe para utilizarmos de uma forma diferente. O Marcelo faz isso muito bem, ressignificando as roupas, enquanto no AD STUDIO ressignificamos os móveis.”, comenta Paloma.
Paloma é uma das únicas mulheres no Brasil expert em garimpo, restauro e upcyling, os três principais pilares do AD STUDIO. A curadora realiza, desde pequena, viagens com seu pai, o antiquário Arnaldo Danemberg, em busca de relíquias e peças cheias de história. Em cada viagem, percorre dirigindo um caminhão, mais de 50 horas nas estradas da Europa, passando por pelo menos 15 cidades e outros vilarejos. As peças escolhidas a dedo, são despachadas por meio de um container para o Brasil, onde são cuidadosamente restauradas, catalogadas e preparadas para serem vendidas na loja. Todas acompanham certificado de autenticidade. São um diferencial de seu acervo, peças campesinas e de ofício em madeira, ferro, vidro, esportivas, revistas antigas emolduradas e a linha chamada “Gabinete de Curiosidades”, que abrange itens como mesas, cadeiras, bancos, quadros, engradados de bebidas, maletas e objetos decorativos curiosos.
“Os queridinhos no AD STUDIO são os baús, peças super versáteis que podem assumir diversas funções ao longo do tempo. Outro case de sucesso são as nossas composições de mesas de centro e composições de mesa lateral, com baús, cadeiras de criança, gamelas, engradados de bebidas, entre outros. As peças esportivas como trenós, raquetes e esquis também fazem muito sucesso”, finaliza Paloma.