Três arquitetos mostram a motivação e as particularidades dos seus espaços na edição paranaense da Mostra
Está chegando a hora! A CASACOR Paraná abre suas portas entre os dias 5 de setembro e 17 de outubro nas dependências de um antigo centro poliesportivo que foi completamente revitalizado para se tornar um grande local de referência em arquitetura, decoração, design e paisagismo.
Muitas novidades em materiais, mobiliário, automação, layout e cores poderão ser conferidos nos 39 ambientes do roteiro de visitação da Mostra paranaense. Para entrar no clima, conseguimos alguns spoilers. Confira!
Um mergulho cenográfico, por Felipe Guerra
O ambiente criado pelo arquiteto Felipe Guerra assume a piscina como elemento central compositivo. Pensado para abrigar todos os eventos da Mostra, o espaço recebe uma grande arquibancada em formato de ilha e mobiliários soltos complementares, que garantem uma distribuição segura dos frequentadores, levando em consideração os protocolos sanitários da pandemia.
“O mundo das águas, inspirado pela originalidade da piscina do clube, foi a referência principal. Utilizamos a paleta dos azuis e mobiliário próprio para áreas úmidas, além de esculturas e intervenções artísticas voltadas ao tema”, afirma Guerra, que também é carnavalesco e diretor de arte e utiliza seus conhecimentos e experiências nessas atividades nos seus projetos arquitetônicos.
Ele esclarece que mais do que decoração, sua proposta é cenográfica. “Grandes esculturas relembram elementos do universo das águas e a iluminação especial convida todos para um mergulho lúdico, que visa celebrar o reencontro e a vida”, diz o arquiteto.
Um ambiente íntimo e pessoal, por Alessandro Cavalcanti e Ricardo Makhoul
mago, intimidade, cerne e aconchego. Com base nesses conceitos, os arquitetos Alessandro Cavalcanti e Ricardo Makhoul buscaram a essência das relações humanas para criar seu espaço.
Makhoul conta que o espaço se destaca por apresentar novas e variadas configurações de uso que são muito solicitadas atualmente. “Buscamos referências em texturas naturais que representam nosso momento de resgate aos valores humanos, bem como a pluralidade formal tão presente em nossa paleta”, esclarece o arquiteto.
Já Cavalcanti explica que o ambiente engloba todos os elementos envolvidos, sobretudo os lançamentos de padrões exclusivos da Duratex, que serão apresentados pela primeira vez no mercado nacional, bem como o mobiliário exclusivo da Domum Casa.
Uma atmosfera acolhedora, por Ary Alberto Jacobs, Renan Mutao e Bianca Moraes
O loft com varanda criado por Ary Alberto Jacobs, Renan Mutao e Bianca Moraes foi projetado para oferecer um ambiente tranquilizante e aconchegante.
“Observamos a mudança na forma de viver a casa e no desejo de estar junto à natureza para criar o espaço. Por isso, toda a proposta foi pautada em conforto e comodidade, considerando os diversos usos que a casa assume nas mais variadas situações”, esclarece Jacobs, arquiteto do Studio Architetonika Nomad.
Para alcançar esse objetivo, todos os detalhes do ambiente foram selecionados de maneira coordenada para que o loft seja ao mesmo tempo contemporâneo e atemporal, com linhas puras e materiais naturais.
“Com arquitetura de interiores despojada, o desenho da planta partiu da nossa observação sobre o espaço e da troca que ele nos proporcionou. Descobrir parte da cobertura original nos permitiu criar um espaço de convivência a céu aberto cercado de plantas, além de aproveitar a luz natural”, acrescenta o arquiteto.
Serviço CASACOR Paraná 2021
Data: de 5 de setembro a 17 de outubro de 2021 – de terça a domingo;
Endereço: Rua Álvaro Alvim, nº 91 – Seminário, Curitiba/Paraná;
Horários: de terça a sábado, das 13h às 21h. Aos domingos, das 13h às 19h. Nos feriados de 07 e 08 de setembro e 12 de outubro, das 13h às 19h;
Tempo de permanência: o tempo total de permanência na Mostra é de três horas.
Ingressos: vendas online, mediante agendamento prévio de horário por meio do link https://casacorparana.byinti.com
Crédito: Alessandro Cavalcanti e Ricardo Makhoul
Fonte: Thabata Martin