Apartamentos garden, varandas gourmet, áreas de lazer e descanso, piscina e quintais: as possibilidades de configuração da área externa são muitas, e têm passado por uma transformação de estilo e até de finalidade. Atenta às mudanças, a Sierra Curitiba promoveu o talk “Um novo olhar para ambientes externos” na noite de quinta (26), com a presença do diretor da Construtora Monreal, Guido Garcia, do arquiteto paisagista Denis Gusmão Rocha, e da gerente comercial Caroline Franzen.
A Sierra lançou sua linha exclusiva para áreas externas descobertas, com poltronas, sofás, mesas de centro e mobiliário de material tecnológico que apresenta grande resistência a intempéries e durabilidade. “A tecnologia da Sierra permite que os móveis estejam em contato direto com água clorada, são resistentes à salinidade e à areia. Os tecidos têm proteção contra raios UV e um tecido e espuma permeáveis, que permitem que a água passe através do móvel e não estrague o estofado”, frisa Caroline.
Os móveis têm 15 anos de garantia e têm tecidos e materiais com um acabamento mais confortável e maleável, uma inovação para a área externa. Alinhado a isso, o mobiliário apresenta um design contemporâneo, com formas orgânicas e em sintonia com o estilo indoor. “São móveis com resistência também a calor e gordura, que podem ser usados em espaços como varandas gourmet, espaços externos cobertos, sacadas fechadas ou ambientes cercados por vidro, em que o sol incide sobre o móvel”, completa Caroline.
Na Sierra Curitiba, dois ambientes do segundo andar exibem as peças da linha garden, tais como a Poltrona Angie, Sofá Hadid, Cadeira Caribe II, Mesa de Centro Monet, Poltrona e Sofá Toulouse e Poltrona Saint Tropez.
Garcia aponta que há uma preferência por mais espaços de integração entre a casa e a natureza, uma tendência que se fortaleceu após a pandemia de Covid-19. “Fontes, lagos e piscinas têm um aspecto muito positivo para o bem-estar. As piscinas, principalmente, são atrativos para a convivência, e formam uma área de descanso e de lazer em casa, que atualmente se configura como um refúgio para as pessoas”, completa.
O conceito de bem-estar, também chamado de wellness, tem aparecido com força no mercado de arquitetura e construção civil. Essa tendência está redefinindo, entre outros ambientes, a maneira como as áreas externas são planejadas, projetadas e usadas. “Novos prédios apresentam mais plantas garden e varandas com espaço para natureza”, pontua o arquiteto e paisagista Denis Gusmão Rocha.
“Há alguns anos, o paisagismo não era tratado como fundamental. Hoje ele é visto como a cereja do bolo, um complemento ao projeto de engenharia e arquitetura”, afirma Denis. “O paisagista está junto com o engenheiro civil e arquiteto para estipular o que será feito em uma área externa, se uma piscina, um passeio, um espaço gourmet. Esses projetos precisam de planejamento hidráulico e elétrico para que o paisagismo seja bem executado e implantado”, conclui.
Serviço
Sierra Curitiba – Alameda Dr. Carlos de Carvalho, 1,941, Batel.