Skip to main content

Empresa criada pela educadora artística Marta Andrade Zuppolini acaba de abrir as portas e tem conceito totalmente sustentável.

 

Além de dar uma nova cara a móveis antigos que foram descartados, a Verena reaproveita todo o material que sobra do processo produtivo na confecção de novas peças, como almofadas e tapeçarias. Showroom para decoradores e arquitetos conhecerem a produção estará aberto de 03 a 11 de dezembro, na capital paulista.

Acaba de ser criado em São Paulo um negócio bastante diferente do que o mercado dirigido para decoradores e arquitetos está acostumado a receber. Um trabalho criativo e projetado meticulosamente, que abusa dos principais conceitos que regem o significado da palavra sustentabilidade. Trata-se da Verena**, que leva a assinatura e todo o suor da educadora artística Marta Andrade Zuppolini*, que teve a ideia de transformar móveis antigos em peças novas, exclusivas e com toda a funcionalidade preservada.

“A transformação traz identidade própria e não existem outros móveis parecidos no mercado. Não é recuperação ou restauração. É reaproveitamento. A partir da estrutura, desenvolvemos peças únicas, totalmente diferentes das originais que teriam, pelo aspecto bastante degastado, utilização menos nobre ou seriam descartadas como lixo. Damos uma nova imagem e linguagem a essas peças que serão inseridas em espaços novos também, alguns bem sofisticados”, ressalta Marta Zuppolini.

Acesse o site da empresa www.verenastore.com.br.  

É um trabalho de arte, antes de qualquer coisa, que envolve a participação de vários artesãos e parceiros nas mais diversas etapas de produção, como marceneiros, estofadores, serralheiros, pintores e até oficinas de costura e paisagistas. Além das parcerias, Marta Zuppolini  trabalha com móveis geralmente destinados a doações. “São peças adquiridas, por exemplo, do Bazar Samburá, que recebe as doações e reverte o dinheiro arrecadado com a venda para instituições como a AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente)”, ela explica.

Todo o processo de trabalho da Verena gera novos resíduos, reaproveitados também pela empresa. “Excedentes de tecidos, linhas e todo material utilizado na confecção e transformação dos móveis são reaproveitados na produção de almofadas e outros acessórios produzidos pela Verena, que nasce com esse compromisso de sustentabilidade: reutilização de recursos naturais e redução do impacto ambiental”, diz Marta Zuppolini.

Empresa familiar
Criada oficialmente em abril deste ano, a Verena começou a ser concebida no final de 2017, quando Marta Andrade Zuppolini teve a ideia de transformar uma poltrona numa peça totalmente nova. “Inicialmente, queria apenas acrescentar valor a essa peça, que era do meu irmão, mas o resultado foi tão surpreendente para todos e, até para mim, que vislumbrei um negócio ainda não explorado e que encanta a todos”, relembra Marta Zuppolini, que é formada em educação artística e sempre conviveu muito de perto com o mundo das artes.

 

“Não atuamos com encomendas sob medida. Desenvolvemos as peças e optamos pelo e-commerce para colocá-las à disposição do mercado de decoradores e arquitetos do Brasil inteiro, bem como para o consumidor final também”, ela observa.

Showroom para decoradores e arquitetos
Ao todo o site da Verena já conta com mais de 30 peças, além de quase 80 almofadas. Mas a empresa trabalha ainda com vasos de plantas, tapeçarias para paredes, hoje tão em moda, e cortinas, entre os itens principais do catálogo. São sofás, poltronas, cadeiras, escrivaninhas, aparadores, pufes e salas de jantar que podem decorar de ambientes requintados até os mais “estilosos”, de residências a escritórios e hotéis.

 

Além do site, a Verena mantém um showroom localizado na capital paulista com várias peças em exposição para atender decoradores e arquitetos que desejam conhecer melhor a linha exclusiva que desenvolve.  “Ele não está sempre aberto. Temos um calendário de exposição para os profissionais da área, com a Semana do Arquiteto e Decorador, quando podem ter a oportunidade de conhecer também como é o nosso processo de criação e produção. Agora em dezembro será do dia 03 até o dia 11”, diz.

Serviço:
Semana do Arquiteto e Decorador da Verena
Data: de 03 a 11 de dezembro de 2018
Horário: De segunda à sexta-feira, das 9h às 19h, e sábado, das 9h às 12h
Local: Rua Pensilvânia, 1183 – Brooklin – São Paulo/SP

*Marta Andrade Zuppolini – Fundadora da Verena, é formada em Educação Artística e em Fotografia. Filha de mãe artesã e pai músico, sempre estiveram ligados ao mundo das artes e da decoração. Foi proprietária de academia de dança, especializada em balé.

**Verena – Empresa fundada em abril de 2018, na capital paulista, pela educadora artística Marta Andrade Zuppolini. É especializada na transformação em peças exclusivas de móveis descartados pela sociedade ou doados a instituições de caridade, que os revendem com a finalidade de gerar recursos para a manutenção das entidades. A Verena, que trabalha em parceria com artesãos e outros profissionais, reaproveita ainda todos os materiais que sobram do processo de produção, gerando almofadas, tapeçarias e cortinas também únicas no mercado e reafirmando o seu compromisso de empresa sustentável, que busca reutilizar os recursos naturais e reduzir os impactos ambientais. A empresa mantém um showroom na capital paulista para decoradores e arquitetos e comercializa em todo o território nacional seu portfólio por meio do site www.verenastore.com.br, que pode ser acessado pelo consumidor final.

Crédito: Pavan Fotografia
Fonte: Galeria de Comunicações