Projeto da arquiteta Larissa Lóh revela a paixão dos moradores por viagens, vinhos e obras de arte
A paixão por viagens e vinhos do casal foi o ponto inicial para dar vida ao projeto da casa, localizada em Curitiba (PR), assinado pela arquiteta Larissa Lóh. A casa fica em condomínio fechado e foi projetada com 400 m², em dois pavimentos, para atender todos os desejos do médico, da fisioterapeuta e da filha de quatro anos do casal.
O pedido dos moradores foi uma casa elegante e sofisticada. Ao mesmo tempo, prática para o dia a dia da família e com espaços para receber bem amigos e familiares. A inspiração da arquiteta veio de projetos contemporâneos europeus, que misturam alguns elementos clássicos como pedras e madeira, sempre buscando um resultado intenso e marcante.
Logo na entrada, a escultura Dança no Espaço do artista Leopoldino de Abreu, que era acervo do casal, ganhou um lugar de destaque. Nos demais ambientes foi feito o uso de materiais com tons mais escuros de madeira e pedra em contraste com os tons claros das paredes e o revestimento da escada. “Busquei usar a mesma linguagem em praticamente todos os ambientes da casa para dar unidade ao projeto. O mármore Michelangelo Grigio combinou perfeitamente com a paleta de cores escolhida e foi bem explorado em diversos espaços”, conta Larissa.
A parede da escadaria faz uma referência aos castelos da França, país que o casal adora visitar, inclusive pelo fato de o médico já ter morado em Bordeaux. De acordo com a arquiteta, a escolha do revestimento cimentício da Castelatto conseguiu trazer essa referência para dentro da casa.
Em frente à escada, a estante com parte inferior em laca acomoda as louças e a prataria. Na parte de cima da estante, o destaque fica por conta do papel de parede Versace.
Living, adega e espaço gourmet
O living foi projetado para o uso diário e também para receber visitas. A presença marcante do mármore se repete na escada e no espaço gourmet, criando unidade no ambiente. “Ele combinou perfeitamente com a madeira nogueira colocando em destaque os materiais naturais”, pontua Larissa.
Os painéis e móveis levam assinatura da Florense. Nos estofados e tapetes, a escolha foi por tecidos mais práticos devido a proximidade com a piscina e a churrasqueira.
O gosto por vinhos levou o casal a pedir para a arquiteta uma adega clássica em madeira com bastante espaço para acomodar as garrafas. A execução foi feita pela Art des Caves, milimetricamente pensada para atender o cliente.
Para completar a sala de jantar, os móveis soltos são da Artefacto e os objetos de decoração da Oda Design. As luminárias sobre da mesa são da Interpam e as demais da Dsgnselo. Nas paredes, os quadros do artista Juarez Machado eram acervo do casal.
O lavabo também ganhou um toque europeu contemporâneo. O espelho redondo com painel tensionado e iluminado ao fundo deixaram o ambiente marcante e intenso. A mistura de mármore, concreto e madeira com a iluminação suave lembram o lavabo das melhores vinícolas francesas.
Home theater e suítes
No piso superior, o home theater e o office compartilham perfeitamente o mesmo espaço para priorizar a convivência familiar e atender a logística de trabalho do casal.
O painel da tv e a lareira são em mármore Michelangelo Grigio acompanhando os ambientes do piso inferior da casa. O sofá terracota da Artefacto é o ponto de destaque do ambiente. O modelo profundo e o tecido em linho conferem conforto para os momentos de descanso e para a família assistir a um bom filme. A poltrona Eames, acervo dos moradores, ganhou novo revestimento em couro marrom café.
Na parte íntima, a suíte do casal ficou ampla, sofisticada e aconchegante. Os painéis em tecido e laca e espelhos revestem o espaço. Os móveis da Artefacto têm o complemento perfeito com o enxoval da Moss Home dando ainda mais elegância ao quarto. O banheiro em mármore branco Paraná com serralheria foi todo duplicado para dar mais comodidade e individualidade ao casal. Os metais pretos trazem contraste e elegância.
O quarto da filha teve execução da Dermani Móveis. “É um quarto com apelo lúdico e delicado ao mesmo tempo, pensado para ela brincar”, conta a arquiteta.