Foto: Marcelo Stammer
A arquiteta Eliza Schuchovski reuniu o que está em alta nos projetos
Todos os anos surgem novidades em diversas áreas. Na arquitetura não é diferente. Seja no que diz respeito ao uso das cores nos projetos, há também outras mudanças no aspecto arquitetônico das obras. Com uma vasta experiência na área, a arquiteta Eliza Schuchovski, do escritório SCK Arquitetura, selecionou algumas dessas tendências que estão em alta. Confira!
1. Projetos globalizados
Projetos inovadores, globalizados e com impacto visual estão em alta. O design também vai marcar estas casas que contarão com mobiliário assinado e um olhar apurado para as artes. “Estive nos Emirados Árabes e observei uma arquitetura globalizada. Também é possível perceber em vários lugares do mundo, arquiteturas semelhantes as que estão sendo feitas nos Emirados. Eles imprimem a cultura em muitos detalhes fazendo uma fusão do novo com o antigo, e assim trazendo muita personalidade às obras que estão sendo construídas atualmente nessa região”, afirma a arquiteta.
2. Integração dos espaços
Já em alta nos projetos, a integração dos espaços veio para ficar na arquitetura residencial e corporativa. Nas residências os espaços integrados proporcionam ambientes mais amplos leves. “Considero importante, além da integração dos espaços internos de uma residência, o diálogo do interior com o exterior, que pode proporcionar e criar a sensação de ambientes maiores, mais amplos e frescos. Trabalhar uma boa integração de espaços em um projeto é uma forma de valorizar a obra”, sugere Eliza Schuchovski.
3. Funcionalidade aliada a tecnologia
A filosofia do design conecta a função com a forma e o design de produto tem priorizado cada vez mais a funcionalidade aliada a tecnologia. “Observo que o design quando vem em resposta a atender uma função tem criado soluções e formas apropriadas para o bom uso dos ambientes”, explica Eliza. O design tem apostado no parametricismo para gerar geometrias, que são o resultado de diretrizes da função e comportamento dos usuários pré-determinantes para chegar a um desenho de mobiliário.
4. Uso de concreto
O concreto era um material protagonista na arquitetura moderna e brutalista. Um material com características estruturais, e que está aplicado em grandes obras de grandes nomes da arquitetura brasileira em concreto aparente. “Com aplicações em ambientes internos e externos, esse material que considero muito expressivo, pode ser um sistema construtivo e se transformar em um detalhe original em uma obra contemporânea”, destaca Eliza.
5. Materiais naturais
Em alta nos projetos, os materiais naturais vieram para ficar. A madeira natural aplicada na arquitetura cria um resultado incrível. Não apenas especificada em mobiliário, ela pode ter diversas aplicações. “O material fica perfeito aplicado em forros, painéis e guarnições pois ela se integra a diversas linguagens. Gosto muito do resultado que ela proporciona quando criamos o efeito caixa (piso, parede e forro) ou quando é inserida na fachada ou em venezianas muxarabis na arquitetura. Pela característica natural muitas vezes deixá-los envelhecer os torna ainda mais expressivos”, recomenda a arquiteta Eliza Schuchovski.
Sobre SCK Arquitetura – Eliza Schuchovski
Da arquitetura estrutural ao design de interiores, o portfólio da arquiteta Eliza Schuchovski apresenta projetos residenciais, comerciais e corporativos com marcante brasilidade e sem excessos. A arquiteta conta com a expertise necessária para desenvolver projetos de arquitetura que encantam pelo equilíbrio, coerência e modernidade. Com a carreira consolidada através de mais de 200 projetos assinados e um dos nomes mais lembrados nas principais mostras de arquitetura e decoração de Curitiba (PR), Eliza segue desde março de 2017, um caminho próprio na profissão com o escritório SCK Arquitetura, cuja palavra de ordem é personalidade.
- Serviço:
SCK Arquitetura
Site: sckarquitetura.com.br - Fonte: Mcomm Comunicação Dirigida