Ao longo dos anos, a tecnologia vem se tornando indispensável no dia a dia das pessoas. Nos tornamos dependentes para realizar simples tarefas como chamar um táxi, pedir comida e pagar um boleto. No entanto, nem todos os setores acompanharam esse avanço tecnológico.
Algo que não mudou muito nas últimas décadas foi a maneira como compramos ou vendemos um imóvel. Nos últimos anos, os grandes portais de anúncio contribuíram muito para a evolução do mercado e, no aluguel, já existem grandes avanços. Porém, ainda não surgiu um negócio inovador e disruptivo para simplificar o processo de compra e venda. Essa já é uma tendência nos Estados Unidos e Europa e, no Brasil, a EmCasa assumiu essa missão.
Atualmente leva-se até 1 ano e 4 meses para se concretizar a compra e/ou a venda de um imóvel. A boa notícia é que o investimento em tecnologia e processos ágeis pode ajudar a reduzir esse tempo.
Nesse momento, ainda existem obstáculos como o excesso de informalidade e falta de informações confiáveis. Além disso, o mercado imobiliário é complexo, repleto e intermediários e excessivamente burocrático, principalmente nas etapas de negociação e transferência de um imóvel. Geralmente, essa é a aquisição mais importante na vida de um brasileiro e esse cenário torna o processo estressante e doloroso.
O mercado brasileiro ainda é muito tradicional, se comparado a outros países.
Temos bons exemplos vindos dos EUA, Austrália e países da Europa de como a tecnologia simplifica o processo, seja através do uso algoritmos, realização de tours virtuais e modelos matemáticos que apresentam estimativas mais precisas de compra e venda, gerando benefícios para todos os envolvidos.
A situação do mercado brasileiro, hoje, é muito semelhante ao que viviam esses países anos atrás: taxas de corretagem elevadas, desconfiança no mercado por parte do consumidor e um grande gap de inovação. Em todos eles, as chamadas Real Estate Techs – empresas de tecnologia imobiliária – foram responsáveis por apresentar soluções disruptivas, com o objetivo de resolver as principais dores do consumidor.
Atualmente, a EmCasa já vem facilitando a aquisição de imóveis no Rio de Janeiro, utilizando recursos como agendamento online, assinatura de proposta digital, ferramenta de precificação online dos imóveis e o tour virtual 3D, que oferece agilidade na busca por um imóvel e permite ao comprador visitar dezenas deles sem precisar sair de casa.
Com o uso de tecnologia, já estamos vendo o processo de compra e venda se simplificar, gerando uma melhor experiência ao consumidor. Para se ter uma ideia, em média, um comprador visitaria, pessoalmente, de 20 a 30 imóveis. Já no ambiente online ele consegue adiantar esse processo, conhecendo todos os detalhes de dezenas ou até centenas de imóveis sem precisar sair de casa. Quando uma visita presencial é feita, o interesse é muito maior, o que reflete numa venda mais rápida, menos estressante e mais segura.
Por fim, o mercado imobiliário brasileiro está se recuperando ao longo dos últimos anos e os números em 2018 mostram um futuro promissor, com grande potencial de crescimento em curto prazo. Acontecerão mudanças transformadoras e as tendências mundiais de Real Estate Tech estão chegando muito fortes por aqui. Em breve teremos um mercado aquecido de inovações e serviços.
Sobre Gustavo Vaz
Gustavo Vaz, 29, é co-Fundador e CEO da EmCasa, imobiliária digital que tem como objetivo transformar a maneira que o brasileiro compra ou vende imóvel. Durante quatro anos, Gustavo liderou o crescimento e operações da Easy Taxi, levando a empresa de uma startup a uma multinacional, presente em 30 países e com 1.500 funcionários, levantando mais de R$300 milhões em capital. Gustavo começou como CMO, lançou a empresa em diversos países, depois liderou as operações globais como COO. Após a Easy Taxi, Gustavo se juntou à start-up alemã Frontier Car Group como Chief Strategy Officer, liderando globalmente os departamentos de Marketing, Produto e Estratégia. Além disso, já fez projetos de Produto para a AmBev e foi consultor de Gestão pela Gradus por dois anos. É Engenheiro de Produção pela UFRJ e fez MBA em Harvard Business School.
Sobre a EmCasa
Fundada em 2017 por Gustavo Vaz e Lucas Cardozo, a EmCasa é uma imobiliária digital que torna a experiência de comprar e vender imóveis mais ágil, transparente, segura e barata. Suas inovações beneficiam compradores e vendedores com tour virtual em 3D, mapeamento de informações via algoritmos de machine learning, agendamento online de visitas, assessoria jurídica e comissão de apenas 3%. A empresa atua no Rio de Janeiro-RJ e, a partir de 2019, em São Paulo-SP.
- Por Gustavo Vaz, CEO da EmCasa
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Fonte: NR-7 Comunicação