Conteúdo, com apoio institucional do GBC Brasil, será apresentado durante Fórum ESG na FIEP
Desde 2023, o Grupo RAC desenvolve um estudo técnico com foco na descarbonização da construção civil. O objetivo do trabalho é identificar os materiais com menor impacto nas construções e avaliar formas de implementá-los nas construções. O lançamento da pesquisa será realizado no “Fórum ESG – Descarbonização na Construção Civil”, no próximo dia 15 de maio, das 14h às 17h, no auditório da Federação das Indústrias (FIEP), no Jardim Botânico.
O evento conta com o apoio institucional do Green Building Council Brasil (GBC Brasil) e contempla painéis com fornecedores, como ArcelorMittal, Cebrace, Saint-Gobain, Tarkett e Votorantim, sobre as estratégias adotadas por cada player para reduzir as emissões de carbono (veja a programação completa abaixo).
A pesquisa inédita representa uma colaboração importante para a melhor compreensão de como é possível reduzir as emissões do carbono incorporado provenientes dos materiais nas obras, tendo como meta atingir o Net Zero Carbon. O estudo foi elaborado com base na metodologia da Avaliação do Ciclo de Vida (ACV), técnica desenvolvida para mensuração dos possíveis impactos ambientais causados pelo resultado da fabricação e utilização de determinado produto ou serviço.
A simulação da substituição total dos oito materiais-base avaliados no estudo demonstrou que eles permitiriam uma redução de 33,16% nas emissões de carbono na construção da sede do Grupo RAC, que foi usada como case da pesquisa. Como forma de validar a análise, o resultado da simulação foi comparado com um benchmark estabelecido pela World Business Council for Sustainable Development (WBCSD, 2021), representando uma redução de 48,07% em relação ao benchmark global.
Os resultados enfatizam a importância da diminuição do carbono incorporado por meio da seleção criteriosa de materiais e de processos, especialmente no estágio inicial do projeto, quando é possível propor possibilidades de redução das emissões de poluentes de forma mais efetiva.
Vanguarda em ESG
Este ano, em 24 de abril, o Grupo RAC lançou a terceira edição de seu relatório de sustentabilidade, referente ao ano de 2023. O documento reuniu as ações e estratégias envolvendo planos ambientais, econômicos e sociais para materializar as práticas de ESG (Environmental, Social and Governance) e relacionar o negócio da empresa à Agenda 2030 da ONU – série de compromissos assumidos pelos países-membros da instituição, que inclui 169 metas atreladas a 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), visando erradicar problemas socioambientais.
Com o relatório, o Grupo RAC obteve o Prêmio Sesi ODS 2022 na categoria Governança, que reconheceu a empresa entre as 12 indústrias paranaenses premiadas por atuar na temática ESG, e a aquisição do selo que chancela a RAC Engenharia como a primeira Empresa B certificada no setor de construção civil do sul do país.
Em 2023, o Grupo RAC também lançou o Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa das Atividades da HIEX de 2022 e uma meta de compensação de 100% das emissões de GEE das atividades inventariadas. O levantamento subsidiou o plano de mitigação e neutralização das emissões de carbono da sede da empresa e das obras da HIEX.
Saiba mais em www.gruporac.com.br // Siga no Instagram @racengenharia