Apartamento em Curitiba (PR) é assinado pelo Studio Architetonika Nomad, e traz a atmosfera do bioma com elementos sofisticados e uso de materiais naturais
Studio Architetonika Nomad apresenta decorado do AMÁZ, empreendimento da GT Building
Com o objetivo de trazer a exuberância da floresta amazônica para dentro de casa, os arquitetos Ary Jacobs e Renan Mutao, do Studio Architetonika Nomad, projetaram um apartamento de 200 m², no coração da capital paranaense, trazendo elementos da natureza em sintonia com o conforto e a sofisticação.
Para os arquitetos do Studio Architetonika, a proposta era fazer um apartamento amplo, que apresentasse a conexão dos ambientes internos com elementos externos, resultando em um ecossistema completo. Por meio de projetos com essência, o escritório traz como assinatura ambientes esteticamente sofisticados, mas que possuem praticidade e atendem as necessidades cotidianas de seus moradores. Essas eram as características tidas como essenciais para a proposta do apartamento, que é o decorado do AMÁZ, um empreendimento da GT Building com premissas sustentáveis e que homenageia o bioma amazônico, elo que uniu a parceria.
Para o diretor comercial da incorporadora paranaense, Rodolfo Baggio Pereira, o projeto concretiza todo o conceito do empreendimento. “O Studio Architetonika Nomad conseguiu trazer para dentro do AMÁZ todos os detalhes para trazer a natureza com cara de casa”, conta o executivo.
Renan Mutao, arquiteto do escritório, fala um pouco sobre como este conceito foi recebido por eles. “Quando pensamos no prazer de conviver com a natureza, esquecemos que podemos ter frações dessas sensações dentro das nossas casas. Então, nos empenhamos em proporcionar essa atmosfera no AMÁZ”, conta.
O projeto possui diversos elementos que remetem ao aconchego e tranquilidade promovido pelo contato com texturas naturais, como os tecidos das persianas, artes manuais espalhadas pelo espaço, piso que traz conforto e teto com aspecto de areia. Tudo foi propositalmente pensado pelos arquitetos com o intuito de promover esses sentimentos. “Quando nos fizeram o convite e pudemos olhar as características do edifício, logo pensamos na sensação de um lugar de respiro, um refúgio urbano para relaxar. A partir disso começamos a projetar o modelo”, relembra o arquiteto.
O projeto do Studio Architetonika Nomad
A partir do conceito do empreendimento e da amplitude do modelo, os arquitetos tiveram toda liberdade para montar o projeto desejado. “A planta foi muito generosa e nos deu várias ideias, e decidimos manter o foco nas sensações e sentimentos de natureza”, reforça Renan.
Com planta ampla e flexível, que possibilita diferentes configurações, o apartamento apresenta uma boa incidência solar e ventilação, o que corrobora com toda a proposta. Para os arquitetos do Studio Architetonika, isso foi um diferencial, já que a ideia era justamente demonstrar a permissividade do ambiente e fazer com que o morador visualize as possibilidades de mudanças.
Toda a ideia foi estruturada com formato atemporal e que permitisse um vislumbre das praticidades do dia a dia. “Por imaginar um projeto simpático e acolhedor, nós tiramos os cantos dos móveis planejados, trazendo uma marcenaria com formatos mais arredondados. Um dos nossos desejos era não utilizar nenhum material datado e de tendência passageira dentro do mercado de interiores,” diz o arquiteto.
Dessa forma, o Studio Architetonika investiu em detalhes que, juntos, apresentassem a ideia de fluidez e a essência da natureza. Isso é percebido nitidamente, já que a medida que se anda pelo espaço, se depara com um movimento orgânico dos móveis, muita luz natural, cores claras que refletem a luminosidade e plantas que dão o sentimento de aconchego e vida ao ambiente.
Cômodo a cômodo
Desde a pandemia, as pessoas aprenderam a fazer tudo de dentro de casa. Muitos trabalhos são realizados nesses espaços, assim como a convivência cotidiana. Uma das características mais importantes, portanto, é a flexibilidade que o espaço proporciona e, claro, a praticidade. Esses conceitos foram muito bem utilizados pelos arquitetos do Studio Architetonika.
Cozinha integrada ou não é algo muito particular de cada um, e foi explorado com brilhantismo pelo projeto. Com uma linda porta de correr de madeira, o ambiente fica visível ou escondido em instantes, deixando a sala ainda mais aconchegante.
As bancadas da cozinha e área gourmet foram estruturadas em Corian termomoldado, trazendo a mesma ideia de organicidade, com formas arredondadas, deixando-as ainda mais sofisticadas e práticas, já que não necessitam de constante vistoria.
“Quando pensamos na manutenção de alguns materiais sabemos que a vida corrida não permite um cuidado recorrente, por isso, investimos nas sensações que os insumos naturais trariam com a facilidade dos materiais tecnológicos”, conta Renan. “Por exemplo, os rejuntes são sempre pontos de sujidade e dar manutenção a eles não é fácil, para evitar, trouxemos o Corian termomoldado que reveste a parede e bancada de forma unificada e sem junções. A casa tem que ter uma relação com quem a ocupa, tornar a vida mais prática e valorizar o tempo livre”, ressalta.
O quarto infantil também é um dos destaques do modelo. O tema natureza é presente em diversos elementos do cômodo como o painel no teto, enfeitado por pequenos animais e um papel de parede temático. Renan Mutao relembra as conversas acerca dos elementos decorativos: “não queríamos pendurar pelúcias, por isso preferimos seguir com algo mais artesanal, como amigurumi, macramê e crochê. Além de estarem em alta, podemos, através desses materiais, dar mais destaque aos trabalhos manuais”, explica.
De acordo com os arquitetos, o painel de teto foi pensado de maneira a acompanhar o crescimento da criança. “A ideia foi criar um mural na horizontal, onde pudessem constar os momentos e fases da criança. Então, ele se transforma. Tirando os animaizinhos, pode-se colocar luzes, fotos e penduricalhos. Qualquer elemento característico da idade”, relembra o arquiteto, que conta que a ideia partiu de uma conversa de toda a equipe do escritório.
Os armários, cabeceiras e mesa de apoio seguem o mesmo estilo: arredondados e modernos. Tudo muito lúdico e pensado para trazer segurança para os pequenos.
Todos os quartos, incluindo a suíte principal, contam com as mesmas características que permeiam o projeto como um todo. Objetos artesanais, painéis de madeira e móveis arredondados, janelas amplas que permitem a entrada de luz e ar fresco dentro de cada um dos ambientes.
A casa conta uma história: a história de quem nela vive. Assim, todos esses elementos agregaram para que o projeto fosse o mais completo possível e trouxesse o propósito do empreendimento da GT Building para dentro do decorado do AMÁZ. O Studio Architetonika Nomad finaliza seu projeto mostrando que mesmo em um centro urbano, com uma arquitetura bem estruturada, é possível trazer a natureza para dentro de casa.
O apartamento pode ser visitado na sede da GT Building na Av. N. Sra. Aparecida, 48 de segunda a sexta das 09h às 19h e aos finais de semana das 09h às 18h.
Sobre a GT Building
A GT Building é uma incorporadora curitibana e um dos principais players do mercado imobiliário da capital. Preocupada com o futuro, a GT Building se posiciona como uma empresa Climability®, que utiliza suas habilidades de criação de projetos inovadores aliada à consciência e vontade de ajudar na construção de um mundo melhor. Com o objetivo de neutralizar sua pegada ecológica, a empresa fez parcerias com climatechs e organizações de preservação de biomas brasileiros para aquisição de créditos de carbono, compensando suas emissões de gases de efeito estufa.