Skip to main content

O Chile é um lugar lindo, ótimo para viajar, conhecido pela produção de vinhos deliciosos frutados e herbáceos, muitos deles semelhantes ao vinho francês.

Pensando em todas estas informações, eu selecionei as seis variedades de vinho mais importantes do Chile, com suas características e regiões específicas. Assim, você poderá procurar e encontrar vinhos de ótima qualidade. Sabendo quais informações procurar no rótulo, você encontrará excelentes vinhos e poderá rechear a sua adega.

Melhores Vinhos do Chile

 

Uva Cabernet Sauvignon

Cabernet Sauvignon é a variedade de uva mais plantada no Chile. Um típico Cabernet Sauvignon chileno possui sabores mais leves, menos tânico, com sabores suculentos de cereja preta, ameixas, pimentão defumado e, em alguns exemplos mais refinados, menta.

Regiões: os vinhos do Vale Central. Esse Vale engloba uma série de sub-regiões, incluindo as regiões de Maipo, Colchagua e o Vale do Maule. O Vale do Maipo é bem conhecido entre os especialistas por seus estilos mais ousados de Cabernet, equipados com notas mais escuras de blackberry e cacau. Caso queira vinhos com estilo mais elegante, o Cabernet de Bordeaux, Colchagua e o Vale de Rapel oferecem vinhos com frutas negras e mineralização.

Uva Chardonnay

Chardonnay chileno entrega os sabores das frutas tropicais que você encontra no Chardonnay californiano, mas o litoral pacífico do Chile e as frescas brisas do oceano dão ao seu vinho um aumento adicional de acidez. Espere notas minerais de limão, abacaxi, pêssego e merengue, juntamente com um acabamento longo, cremoso e temperado.

Regiões: Maipo e Aconcágua. Dentro do Vale do Aconcágua, existem várias sub-regiões incluindo Casablanca, San Antonio e Leyda. Além disso, para o norte, o Vale de Limarí saiu com alguns exemplos excepcionais e, no sul mais profundo, o Vale de Malleco produz Chardonnay elegante.

Uva Sauvignon Blanc

O Chile é um lugar perfeito para procurar um vinho Sauvignon Blanc mineral. Os vinhos exalam limão, pêssego branco e toranja apoiados com um acabamento longo. Estes Sauvignon Blancs costumam lembrar um estilo mais maduro de um Bordeaux branco.

Regiões: grande parte do melhor Sauvignon Blanc chileno cresce ao lado de Chardonnay no Aconcágua, incluindo Casablanca, San Antonio e Vales de Leyda. Você também encontrará coisas interessantes do Vale de Colchagua e, acredite ou não, até o extremo norte, no Vale de Elqui, onde as vinhas se apresentam em pequenos vales íngremes protegidos pelo sol.

Bordeaux combina estilo chileno

As uvas de Cabernet Sauvignon, Merlot, Carménère, Petit Verdot, Malbec e, às vezes, Syrah são combinadas para criar a própria versão chilena do clássico Bordeaux. Essas misturas produzem alguns dos melhores vinhos do Chile e muitas vezes você os verá rotulado com um nome composto (como, Alpha M, Don Maximiano, etc.). Devido à vasta gama de variedades de mistura potenciais, os sabores variam um pouco, mas o perfil de sabor geral oferece ricos sabores de ameixa e amora ou framboesa seca.

Regiões: o Vale Central oferece matéria prima excepcional para a mistura Bordeaux. Claro, você pode encontrar grandes vinhos dos vales de Maipo e Rapel se você ficar com os olhos abertos! Maipo mostrou ser o lugar para procurar o Cabernet Sauvignon, mas existem excelentes produtores que agora são provenientes de Los Lingues, no Alto Colchagua e no Aconcágua, oferecendo vinhos igualmente impressionantes.

Uva Carménère

A Carménère tem um perfil semelhante a um estilo de Merlot, de corpo leve e suculento com ameixa e frutas de cerejeira preta, juntamente com tanino suave. O que o torna diferente do Merlot é a alta prevalência de um composto de aroma chamado Pirazina, que dá vinho os sabores mais salgados de pimenta preta, pimentão e cacau. Este é um vinho de comida absolutamente fabuloso e uma das uvas mais preciosas do Chile.

Regiões: no Vale Central do Chile cresce a maioria do Carménère e muitos vinhos de alta gama possuem o Rapel, o Cachapoal ou o Vale Colchagua no rótulo.

Pinot Noir

Pinot Noir chileno oferece sabores de cereja preta, ameixas, pimenta e aromas florais de bergamota, com um acabamento cremoso e temperado. Pinot Noir do Chile é frequentemente redondo e suave com taninos baixos.

Regiões de Interesse: dizem em todos os lugares onde cresce Chardonnay também faz o Pinot Noir, e o Chile não é exceção. As melhores regiões tendem a ser para a costa na região do Aconcágua, incluindo Casablanca, San Antonio e o Vale de Leyda. Ainda assim, há achados intrigantes do Vale de Limarí em Coquimbo, Bío-Bio e o Vale Malleco na Região Sul que são mais delicados e florais.

 

Raquel Justus
Arquiteta de formação, sommelier por paixão, sócia e diretora das empresas PontoCom e Menu Especial. Nas horas vagas ataca de blogueira no seu VinhoeViagem.com.br
raquel@vinhoeviagem.com.br