Integração da plataforma Botmaker ao software do construtor antecipou o contato com leads específicos e a verificação de restrição de crédito com a inteligência artificial dos bots
A Construtora Tenda, uma das principais construtoras e incorporadas com foco em habitação popular no Brasil, iniciou suas atividades em 1969 mantendo um constante processo de modernização, desde então. Com obras em todas as regiões do país, a empresa desejava canais de atendimento mais dinâmicos, abrangentes e atualizados, e que entregasse uma experiência no atendimento ao cliente eficaz em toda a sua jornada. Com essas previsões, a Botmaker, líder em desenvolvimento de bots na América Latina, foi acionada para desenvolver e implementar uma solução com inteligência artificial capaz de responder às dúvidas mais frequentes e corriqueiras, mas que também avançou para soluções mais complexas do pós-venda – até auxiliar na redução da inadimplência.
“A nossa jornada com a Botmaker começou com a necessidade de ganhar escala no atendimento dos leads da nossa loja virtual, principal fonte de coleta da Tenda. O volume é alto, cerca de 25 mil conversas por dia. A adoção de bots foi decisiva para avaliar e direcionar internamente as demandas e qualificar esses leads. Desde então, a empresa conseguiu customizar algumas soluções e capacitar o tempo a fazer o melhor uso de todas as funcionalidades que estão disponíveis”, diz Elizabeth Lopreato, gerente de marketing da Construtora Tenda.
Como resultado inicial, a Tenda conseguiu retrabalhar leads com perfil e potencial de compra, sendo 13% das vendas das lojas próprias advindo desse processo de resgate de leads , com volume absoluto de vendas crescendo mês após mês, com a sofisticação de segmentação de leads e aderência de abordagem, além de economia no investimento com mídia paga.
Os fluxos de marketing conversacionais com Inteligência Artificial – os chatbots – também permitiram ao Time Tenda enriquecer dados que não foram informados inicialmente no cadastro, aferir se há interesse em região específica e até solicitar documentos para rodar avaliação de crédito. Com a integração da plataforma Botmaker ao sistema da Tenda, e dependendo da ação e de acordo com a resposta que o lead dava, permitiu-se avançar na rotina de negociação.
A integração do sistema levou ao desenvolvimento do “Fura Fila”, que permite priorizar os leads que possuem características essenciais para a conversão em compra. “A partir do momento que o cliente sinaliza no chat ou real interesse, o sistema faz com que ele fure a fila de distribuição e entre no contato do vendedor, trazendo muito mais ceridade e assertividade no resultado comercial”, explica Elizabeth.
Segundo Alfredo Bitencourt, Head de Vendas da Botmaker, “13% dos leads resgatados com a solução da Botmaker foram convertidos em vendas pela Tenda. Além desse aumento da taxa de sucesso dos contatos feitos com os leads, clientes com restrição de crédito tinham um padrão de comportamento nas respostas, que nutriu a Inteligência Artificial dos bots aos canais de comunicação, contribuindo com a diminuição da lista de não pagantes”, informa.
A visão de futuro traz uma ambição ainda maior: o “Triturador de Leads”. A Tenda pretende ser pioneira no setor de construção civil com vendas 100% online via Inteligência Artificial dos bots, até o final do ano. A Taís, marca persona da construtora, será encarregada das trocas de informações possíveis, realizar consultas para avaliação de financiamento à oferta de produtos aderentes ao perfil do cliente e montagem do plano de pagamento já condizente com potencial financeiro do lead.
Enquanto o Triturador de Leads segue em desenvolvimento, a experiência do cliente em sua jornada de atendimento com diversos recursos multimídia reforça na Tenda a evolução dos bots cada vez mais humanizados e automatizados. “A Taís utiliza o mesmo recurso que nós algum dia já fizemos: ‘espera só um minutinho que eu vou gravar um áudio para ficar mais fácil’. Ela encaminha um arquivo em voz para o entendimento com mais profundidade sobre algum assunto mais sensível no processo de negociação, como, por exemplo, a formação de um plano de pagamento. Além disso, há outros formatos disponíveis, como o envio de fotos, livros de empreendimentos, campanhas pontuais, feirões, ou mesmo algum incentivo para produtos que estamos trabalhando” , diz.
Sobre a Tenda
A Tenda (B3: TEND3) é uma das principais construtoras do Brasil e está listada no Novo Mercado, o mais alto nível de governança corporativa da B3. Com foco em habitação econômica, atua em dez regiões metropolitanas do Brasil, com empreendimentos voltados para as faixas 1 e 2 do Programa Minha Casa Minha Vida. Ao longo de sua trajetória bem sucedida, a companhia já propiciou mais de 150 mil famílias a conquistar a casa própria.
Sobre a Botmaker Brasil
A Botmaker utiliza e desenvolve Inteligência Artificial em sua plataforma de tecnologia própria para oferecer soluções conversacionais customizadas. Em seu portfólio de clientes destacam-se marcas globais de grande relevância, mas a empresa também conta com vezes dedicadas a PMEs e demais parceiros e capacidade para atuar em todos os níveis de complexidade.
A companhia foi pioneira em oferecer a tecnologia ChatGPT agregada aos seus produtos para que o atendimento via chatbots seja cada vez mais assertivo, pressionador e humanizado, contando com o controle total das informações que são enviadas aos usuários, evitando imprecisões, e processos rigorosos para proteção de dados e cumprimento das normas legais.
Com mais de 6 anos no mercado, a Botmaker está presente no Brasil, Argentina, Colômbia, México e EUA, com clientes em mais de 40 países e parceria firmada com Big Techs, como Apple, Google e Meta.