A EPH Incorporadora, empresa focada no segmento econômico e especializada em produtos que atendem as demandas do programa do Governo Federal “Minha Casa, Minha Vida”, já entregou mais de 1.000 unidades habitacionais e tem 3 bilhões de VGV em lançamentos para os próximos 2 anos
Quando pensamos no mercado de construção, nomes de grandes incorporadoras já vêm à cabeça. Mas, existe um mercado de construção que muitas pessoas não conhecem, com incorporadoras discretas, porém bilionárias, com entregas constantes de empreendimentos em determinadas regiões do país.
A EPH Incorporadora, empresa focada no segmento econômico e especializada em produtos que atendem as demandas do programa do Governo Federal “Minha Casa, Minha Vida”, já entregou mais de 1.000 unidades habitacionais. Além disso, os lançamentos previstos para os próximos 02 anos já somam mais de 10 mil unidades e VGV previsto de 3 Bilhões de reais.
“A EPH é uma empresa bilionária, porém pouco conhecida. O foco são em regiões com boa velocidade de vendas, muito adensadas e com alta demanda. Por exemplo, já temos 3 lançamentos milionários previstos para o fim do ano e outros para 2024. Um deles é no bairro do Grajaú, em São Paulo, e o outro é o Mirante de Barueri, com VGV Previsto R$ 1,2 bilhão, onde vamos praticamente construir um bairro planejado, gerar milhares de empregos e fomentar a economia local”, destaca Valdomiro Garrah, Diretor de Vendas de um dos braços imobiliários da EPH Incorporadora.
A contratação de especialistas em cada área ajuda a mitigar erros e ampliar resultados. “O conhecimento dos stakeholders é parte fundamental do sucesso. Trazer os melhores conhecimentos do mercado imobiliário, ajuda a ter autoridade e impulsionar os resultados. Estruturas enxutas e custos fixos inteligentes, dão margem para investir onde mais dá resultado”, complementa Valdomiro.
Segundo Marcelo Volker, sócio-fundador da VMV Real Estate Consulting, maior consultoria imobiliária do país e que já trabalhou em conjunto com mais de 300 incorporadoras – dentre elas a EPH Incorporadora -, uma maneira fácil de exemplificar a grandiosidade desse mercado são os vários casos de incorporadoras que venderam mil unidades de um produto em curtíssimo tempo, movimentando um Valor Geral de vendas muitas vezes próximo a 1 Bilhão de reais em apenas alguns dias em um único empreendimento.
“Existem incorporadoras que movimentam muito dinheiro, mas são mais discretas por diversos motivos”, destaca Marcelo Volker.
Confira, abaixo, alguns dos motivos listados por Marcelo Volker:
1 – Projetos segmentados: algumas incorporadoras iniciaram com viés de construção pesada, podem se concentrar em projetos específicos, como infraestrutura pesada, construção industrial ou obras em áreas remotas ainda que para uso residencial. Essas empresas podem não estar envolvidas em projetos de grande visibilidade ou de interesse geral da mídia, o que faz com que elas não sejam tão mencionadas.
2 – Capital fechado e estrutura acionária: algumas grandes incorporadoras podem ser empresas de capital fechado ou ter uma estrutura acionária complexa, com participações dispersas entre acionistas privados ou institucionais. Essas empresas podem não ter a mesma obrigação de divulgar suas atividades ou estratégias como as empresas de capital aberto, que estão sujeitas a regulamentos e divulgação pública.
3 – Regiões específicas: algumas incorporadoras podem operar predominantemente em uma determinada região ou país, e seu alcance geográfico limitado pode não atrair a atenção da mídia em escala nacional. Embora possam ser muito influentes em sua área de atuação, sua falta de exposição internacional pode resultar em menor cobertura midiática. Temos clientes que vendem mais de 800 milhões de reais por ano sem que sejam conhecidos sequer estadualmente.
4 – Estratégias de marketing: Algumas incorporadoras podem optar por não investir em campanhas publicitárias ou atividades de relações públicas para promover sua imagem ou conquistar atenção da mídia. Elas podem preferir focar seus recursos na execução de projetos e na busca de mercados com alta demanda por produto imobiliário, em vez de buscar visibilidade midiática. Isso se vê muito em construtoras focadas no faixa 1 do programa MCMV, no qual 90% do valor do imóvel é pago pelo governo.
Esses são apenas alguns dos motivos pelos quais uma incorporadora grande e financeiramente sólida pode não receber tanta atenção da mídia quanto outras empresas do mesmo setor. No entanto, é importante destacar que, em vários de nossos clientes, existe a diretriz de ser o mais discreto possível por motivos de segurança devido a casos frequentes de sequestros nesta categoria.