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A entrega do certificado ocorreu durante a mesa-redonda sobre sustentabilidade no varejo na unidade em Curitiba. O evento integra a Semana de Sustentabilidade da Portobello Grupo

A gerente da unidade, Paula Verdasca, o coordenador de Arquitetura da Portobello Shop, Luis Fernando Caliman, e Guido Petinelli, CEO da Petinelli, recebem a certificação LEED Platinum, conferida a construções sustentáveis. Fotos: Divulgação/Portobello.

A loja Portobello Shop Jardim Social realizou na última quarta-feira, 21.06, uma mesa-redonda sobre sustentabilidade no varejo em parceria com Docol, Sika e outras marcas, abordando a importância do tema para a sociedade. Durante o evento, ocorreu a entrega do selo LEED Platinum, a mais alta certificação da U.S. Green Building

Council (USGBC), entidade norte-americana que fomenta e certifica projetos e edificações sustentáveis. A Portobello Shop Jardim Social obteve a certificação LEED por implementar estratégias e soluções práticas e mensuráveis, incluindo diversas ações, como o uso eficiente de água, com o duplo acionamento de descarga dos vasos sanitários e captação e reutilização de água da chuva – podendo gerar uma redução de até 76% do consumo de água potável na loja. As escolhas de arquitetura da loja tiveram impacto positivo no melhor aproveitamento dos recursos naturais.

O evento reuniu arquitetos e designers da região para falar sobre ações voltadas à sustentabilidade. A coordenadora de Sustentabilidade da Portobello Grupo Scheila Orlandi (à direita) abordou o tema na abertura do evento. Fotos: Divulgação/Portobello. A mesa-redonda integrou a programação da Semana de Sustentabilidade do Portobello Grupo, e contou com a presença de arquitetos e designers da região, recebidos pela gerente da unidade Paula Verdasca. Estavam presentes Wesley Ribeiro, gerente nacional de lojas próprias Portobello Shop, Simone Corrêa de Sousa, gerente nacional de franquias Portobello Shop, Luis Fernando Caliman, coordenador de Arquitetura da Portobello Shop, Scheila Orlandi, coordenadora de Sustentabilidade do Portobello Grupo e Guido Petinelli, CEO da Petinelli, empresa responsável pela consultoria de sustentabilidade e engenharia da Portobello Shop Jardim Social.

“O evento teve como objetivo reforçar a importância do tema sustentabilidade para o Portobello Grupo e destacar as entregas e projetos estratégicos dentro do nosso plano em cada uma das unidades, além de refletir sobre os novos desafios e oportunidades para o futuro. Hoje é um dia especial porque tivemos a cerimônia de entrega da certificação para uma loja verde, construída e com uma operação totalmente sustentável”, destacou Scheila Orlandi.

SOBRE A PORTOBELLO

Marca líder em varejo no segmento, com quase 150 lojas Portobello Shop que oferecem uma solução completa em revestimentos e complementos, atuação nos principais Home Centers nacionais e atendimento a projetos e grandes obras, além de exportação para mais de 60 países.

O modelo de varejo integrado orienta a estratégia da empresa e é exercitado plenamente na rede Portobello Shop através de uma experiência de compra diferenciada, tanto nas lojas quanto nos ambientes digitais, com foco nos profissionais de arquitetura, sistema logístico único que proporciona melhor qualidade na entrega diretamente ao consumidor final e produtos e sistemas inovadores com o design contemporâneo da marca.

Seu posicionamento de design e inovação potencializa-se através da Officina Portobello, que oferece mobiliário em porcelanato para todos os ambientes da casa, e do pioneirismo na produção e comercialização de lastras em porcelanato. Já a estratégia de democratização do design é exercida através da marca Pointer, distribuída inicialmente no Nordeste do país e, atualmente, em processo de expansão nacional. Duas unidades produtivas, uma fábrica instalada em Tijucas (SC), com o estado da arte em tecnologia de produção, e uma fábrica em Marechal Deodoro (AL), com produção via seca projetada para potencializar a sustentabilidade nos processos, garantem a produção de cerca de 40 milhões de metros por ano ao grupo. O outsourcing complementa o mix de produtos oferecido pela marca.