Skip to main content

Atuando em quatro áreas de negócios (industrial, construção civil, comercial e fomento), a Steel Home entrega um estilo de edificação moderno e sustentável que atende às necessidades da indústria da construção civil, acabando com os longos prazos, os altos preços e o gasto excessivo de recursos naturais

São Paulo, junho de 2023 – Já são mais de 10 anos de experiência no mercado nacional da construção civil. Com uma atuação abrangente e inovadora, o grupo Steel Home é hoje a maior referência nacional em práticas construtivas sustentáveis e autoridade na construção a seco – modelo que se baseia em métodos sustentáveis e práticos e se destaca pela qualidade, eficiência e, principalmente, agilidade de entrega.

Em comparação com a alvenaria, o método tradicional usado atualmente na construção civil, a tecnologia do steel frame é mais resistente, rápida e econômica, possui melhor isolamento termoacústico e é ecologicamente correta, com muito menos entulho e menor desperdício de água – as obras que utilizam deste método consomem 5 litros de água por metro quadrado construído, enquanto que nos canteiros de obra convencionais o gasto com água é drasticamente maior, podendo chegar à 500 litros de água por metro quadrado construído (conforme estudos da Associação Nacional da Indústria Cerâmica – ANICER). Existem algumas organizações que cuidam dos termos e critérios de avaliação da sustentabilidade nas construções, como Leed, Selo Casa Azul, Proceso Aqua, Breeam e Edge. A construtora Steel Home possui todas as certificações.

O sistema de construção a seco é utilizado há anos nos Estados Unidos e é um dos mais famosos métodos de estrutura do mundo. Dispensa o uso de concreto, tijolos ou blocos, comuns na alvenaria, utilizando placas cimentícias de alta resistência em seu fechamento, por esse motivo também é chamado de construção a seco. Toda a construção é minimamente planejada, logo, tudo é previsto desde o início do projeto até os custos de toda a obra. Há uma ordem na montagem e é exatamente essa ordem que faz com que seja chamada de construção inteligente, uma vez que não é necessário quebrar paredes para instalação hidráulica e elétrica, além do isolamento termoacústico do acabamento.

A Construção a Seco pode ser considerado como um segmento dentro da própria construção civil e, por isso, tem uma estrutura básica de sua cadeia produtiva parecida, podendo ser dividida em cinco grupos de atividades: a indústria de materiais de construção, o comércio varejista e atacadista, as atividades de prestação de serviços, máquinas e equipamentos e, por fim, as construtoras. O grupo Steel Home possui empresas que atuam em todo esse ecossistema, tanto no mundo corporativo quanto residencial.

Pioneiro nesse segmento no Brasil, o grupo foi fundado em meados de 2010 pelos irmãos Heverton Cardoso e Caroline Siqueira, que já atuavam no segmento de construção civil, erguendo galpões metálicos. Tudo começou quando Heverton voltou de uma viagem aos Estados Unidos, onde se deparou com os mais modernos métodos de construção, convencido de que a construção a seco não demoraria a ser declarada como “o futuro da construção civil”. Além disso, seria uma grande oportunidade de negócios. Apesar de a construção a seco ainda ser pouco conhecida por aqui naquela época, já se sabia que a tecnologia Steel Frame logo se tornaria uma tendência mundial.

São quatro lojas no Brasil, sendo três no estado de São Paulo e uma no Rio de Janeiro (inaugurada no ano passado), todas com o intuito de comercializar materiais de ponta para a construção a seco. Graças à Decor Home, a Steel Home ainda oferece suporte até os últimos detalhes da decoração e ajuda no financiamento bancário por seu banco próprio, o Steel Bank, já que não são todos os bancos que aceitam financiamento nesta modalidade de sistema construtivo.

Atualmente, o mercado varejista representa em torno de 60% do faturamento total do grupo Steel Home. Os outros 40% vêm dos trabalhos da construtora, que até hoje soma mais de 320 mil metros quadrados construídos e é líder de mercado com diferenciais como: atendimento técnico e especializado em todas as etapas da obra, prazos reduzidos e entregas rápidas, aplicativo de acompanhamento full time da construção, materiais certificados e com garantia, seguro de risco engenharia. As demais empresas do grupo funcionam para alimentar essas duas frentes principais.

No decorrer de sua trajetória, a Steel Home tem superado inúmeros desafios para estabelecer sua visão de negócio. O principal é provar as vantagens da construção a seco – inclusive em matéria de custo-benefício –, já que era um modelo ainda pouquíssimo utilizado no Brasil. No intuito de dar visibilidade à construção a seco, a Steel Home então também promove o ENICS (Encontro Nacional de Inovação na Construção a Seco), cuja 5ª edição será realizada nos dias 4 e 5 de maio, em São Paulo. O evento favorece o encontro de profissionais do ramo para aprendizados, conhecimentos, trocas de experiências, apresentações de novos produtos e networkings entre os envolvidos nesse ramo da construção civil.

Os resultados já são evidentes. No último ano, a Steel Home viveu seu primeiro grande turning point, batendo o seu recorde de projetos, com 35 obras realizadas, e conseguindo adentrar o mercado residencial de alto padrão. Ainda em 2022, a Steel Home inaugurou um novo galpão, de 50 mil metros quadrados, onde agora concentra todo o estoque de suas lojas e da construtora, além de dar os primeiros passos nos trabalhos de ua própria fábrica. Foi também em 2022 que a empresa adquiriu a PlacLux, uma fabricante de placas cimentícias de alta qualidade – esses materiais são indispensáveis para as construções a seco.

“Realizamos mais um sonho com a inauguração da fábrica Steel Home, mas sabemos que ainda teremos muitos desafios pela frente”, admite o fundador e CEO Heverton Cardoso.

Leave a Reply