Clientes aceitam pagar mais por paredes com isolamento térmico, infraestrutura para instalação de ar-condicionado split e aquecimento de pisos nos banheiros
Em uma pesquisa realizada pela incorporadora Weefor, para a construção do MUDA WF, primeiro empreendimento da empresa, com entrega prevista para julho de 2023, 64% dos entrevistados garantiu estar disposto a pagar mais por infraestrutura para instalação de ar-condicionado split e paredes com isolamento térmico e 52% considera o aquecimento dos pisos no banheiro um item importante na decisão de compra de um imóvel.
Com a chegada do inverno, que em 2023 promete ser bastante severo (principalmente na região sul do país), o conforto térmico vai além do bem-estar dos moradores de um edifício, mas se torna fundamental para economia no consumo de energia.
Para que um apartamento tenha as melhores soluções de conforto térmico disponíveis no mercado é importante que esse processo comece antes da construção do empreendimento. “Com uma análise qualitativa aprofundada, conseguimos identificar o dia e hora que o morador vai passar frio ou calor nos ambientes e com essas informações, otimizar a construção para reduzir os pontos de desconforto”, explica Iago de Oliveira, consultor de Sustentabilidade e sócio-fundador da Bloco Base.
O consultor fala que alterações nos parâmetros construtivos, como pé direito, espessura das paredes, tipo de vidro, entre outros, garantem o conforto passivo dos moradores. Isso significa que a própria estrutura do empreendimento já traz conforto para os usuários sem que seja necessário instalar medidas de climatização mecânica, que consomem mais energia, como um ar condicionado, por exemplo.
Esquadrias de janelas para conforto térmico do apartamento
Um item pouco analisado na hora de comprar um imóvel são as esquadrias das janelas, mas esse item é fundamental para garantir o conforto térmico dos moradores. Dentre os melhores materiais do segmento estão as esquadrias de alumínio com sistema de produção Homologado e dentro do Programa Setorial da Qualidade (PSQ).
“Um exemplo de eficiência e beleza foram as esquadrias na cor cinza utilizadas no MUDA WF, projetadas e executadas com material de alto desempenho, como o Sistema Chroma nas portas de correr e Ecoline nas janelas”, afirma Rogério Schultz, diretor da Estilo Engenharia do Alumínio.
Os melhores encaixes para esquadrias são bem cortados, usinados e selados, para não deixar frestas e garantir a eficiência do sistema utilizado, por isso é tão importante optar por um fabricante credenciado e com experiência na produção deste tipo de material.
MUDA WF
O conforto térmico é um dos destaques do Muda WF, todos os apartamentos do edifício atendem no mínimo ao nível intermediário da NBR 15.575, Norma Nacional de Desempenho de Edificações Habitacionais. Com isso, você tem conforto térmico independentemente da face que escolher para morar. O empreendimento conta ainda com uma seleção apurada de vidros, que, ao mesmo tempo, favorece a penetração de luz natural e ajudam na manutenção de uma temperatura agradável, além de pintura branca nas coberturas para mitigar o efeito ilha de calor.
Sobre o MUDA WF
O projeto vencedor do Primeiro Aberto Nacional de Arquitetura da Weefor é mais que um empreendimento residencial. É o resultado de um projeto inclusivo feito por pessoas e para pessoas. Um empreendimento que integra o viver, o conviver, o trabalhar e o relaxar, baseado em um amplo conceito de comunidade. A arquitetura proposta pelo escritório Nachtergaele Navarro Arquitetos Associados traz o design como aliado na construção de ambientes integrados que propiciam o convívio de forma leve e agradável.