Skip to main content

Mesa Sertão, primeiro móvel a base de cogumelos no país, assinado por Anima Studio Design para Mush | Créditos: Divulgação

Peças assinadas feitas à base de micélio (parte vegetativa dos cogumelos) desenvolvidas pela Mush despertaram a atenção de quem passou pelo BOOMSPDESIGN, evento âncora do festival Design Week. Desenvolvidos pela multipremiada startup paranaense de soluções biotecnológicas, em parceria com renomados escritórios de design brasileiros, os lançamentos destacam a tecnologia da Mush, pioneira no Brasil, que transforma resíduos da agroindústria em materiais resistentes, biodegradáveis, totalmente circulares, que quando descartados voltam à natureza promovendo o crescimento de novas plantas.

Primeiro móvel feito à base de cogumelos do Brasil, a mesa Sertão, assinada pelo Anima Studio Design, possui conceito inspirado na região brasileira que costuma ser castigada pela seca e pela terra árida, a peça também evoca o poder das conexões e da vida que brota do solo. Carrega o significado da origem da matéria-prima que também vem da terra – material biotecnológico pioneiro no país desenvolvido pela Mush para o design, arquitetura e construção civil, feito a partir dos resíduos da agroindústria.

Mesa Sertão Anima Studio Design para Mush | Créditos: Divulgação

Outro lançamento desenvolvido a partir do material inovador da Mush, a luminária de teto Hogar leva assinatura do estúdio Ola Luminárias Acústicas. Criada para inspirar a sensação de acolhimento e pertencimento, a peça explora a conexão da natureza a partir das referências orgânicas e promove conforto lumínico e acústico no ambiente.

Luminária Hogar evoca conexão à natureza e inspira sensação de pertencimento. Assinada por Ola Luminárias Acústicas para Mush | Créditos: Divulgação

Urna leva sustentabilidade ao último momento da vida

Urna Navegar, assinada por Furf Design Studio para Mush | Créditos: Divulgação

A urna funerária Navegar, assinada pelo escritório Furf Design Studio, é outra peça que acaba de ser lançada pela Mush. Apresentada em paralelo à Semana de Design de SP, possui formato de “barquinho de papel” e foi concebida para trazer leveza, poesia e homenagear o último momento da vida. A partir do conceito de que navegar é uma forma simbólica de encerrar a jornada na terra, a urna pode se dissolver em poucos dias na água doce ou salgada, tornando-se um fertilizante natural, graças ao material biotecnológico da Mush à base de micélio. “Nosso material visa a circularidade, essencial para a manutenção da vida no planeta. Ele nasce do resíduo agrícola e retorna à natureza como fertilizante de plantas. A vida é feita de ciclos, e esta peça possui homenageia o fim da jornada de uma pessoa. Em seu último momento, ela impacta de forma positiva o meio ambiente e inspira as gerações futuras”, explica CEO da Mush, Eduardo Sydney.

Fundada em 2019 pelos sócios  Eduardo Sydney, Leandro Oshiro e Antônio Carlos de Francisco, a Mush é uma startup paranaense, pioneira no Brasil em soluções biotecnológicas que aliam design, sustentabilidade e funcionalidade. Premiada nacional e internacionalmente, nasceu como incubada do campus Ponta Grossa da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e desenvolve produtos para o setor da construção civil, arquitetura, decoração e design. Empresa carbono neutro, segue o conceito de negócio regenerativo, visando gerar impactos positivos ao meio ambiente. Desenvolve materiais feitos com micélio (parte dos cogumelos composta por uma rede de fibras finas que se assemelha a raízes), com propriedades antichamas que visam o conforto térmico e acústico,  criados de maneira customizada. Com uma cadeia produtiva 100% circular, usa tecnologia para transformar resíduos da agroindústria em materiais resistentes, seguros e biodegradáveis, que se descartados, ainda voltam à natureza promovendo o crescimento de novas plantas.

www.mush.eco

loja.mush.eco

@mush.eco

Premiações:

32º Congresso Brasileiro de Cosmetologia – menção honrosa embalagens sustentáveis | 2022

TOP3 Construtechs mais inovadoras no MINASCON | 2020

Campeã da Órbita Agro no Rocket Startup, da Rede Globo | 2020

2º Lugar – Concurso Internacional “From Linear to Circular Ideas” | 2021

Selo ODS | 2021

Brasil Design Awards | 2021

Selo ODS | 2022

Leave a Reply