Skip to main content

Curitiba registrou um crescimento de 15% na venda de imóveis em 2022

Mesmo em ano de Copa do Mundo, eleições e recuperação econômica e social, por conta da pandemia da COVID-19, a cidade de Curitiba registrou um aumento exponencial no número de apartamentos vendidos, no ano de 2022. Os dados são da Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário do Paraná (Ademi-PR), em parceria com a BRAIN Inteligência Estratégica. Ao todo, o Volume Geral de Vendas (VGV), que teve alta de 16,2%, soma o total de R$3,2 bilhões em imóveis novos comercializados na capital paranaense.

De acordo com o Gerente de Vendas da Vanguard Curitiba, Marco Linhares, a construtora registrou um aumento de 16% em 2022 comparado a média dos últimos 5 anos. “Dos compradores das nossas unidades, vimos que os apartamentos com áreas comuns robustas, com opções para todas as idades, foi um fator decisório para boa parte das famílias”, explica. Além disso, a preocupação com sustentabilidade está cada vez mais presente na decisão de compra do cliente.

Linhares cita quais as principais tendências para moradias em 2023:

1- Áreas comuns eficientes
Durante a pandemia, em que todos tiveram que ficar em casa, por medidas sanitárias, vimos que a escolha da moradia ganhou novo foco. As áreas comuns são muito visadas, como piscina, quadra, salão de jogos, academia, salão gourmet e de festas. O escritório privativo, ou até coworkings são tendências que vieram para ficar.

2- Sustentabilidade
Há uma preocupação maior com o meio-ambiente – isso é geral. E quando se fala de moradia, a procura por empreendimentos e construtoras que têm seu olhar para sustentabilidade, é muito grande. Na Vanguard, os apartamentos são projetados para oferecerem menor consumo de recursos, como água e energia, que além de gerar economia aos proprietários, colaboram com o meio ambiente.

3- Espaço PET
Os animais fazem parte da família, por isso, o espaço PET é uma preocupação dos novos compradores, que buscam um local adequado para integrar e cuidar do bichinho. Cada vez mais equipados e modernos, os espaços possuem, além de local para socializar com outros colegas do condomínio, tecnologia antiodor e drenagem, para um melhor convívio com os vizinhos.

4- Garagem personalizada
Sempre em segundo plano, a garagem é onde o morador entra e sai da sua casa. Hoje temos um olhar criterioso para esse ambiente, com arquitetura, pintura e decoração estrategicamente pensados, além do foco em uma boa iluminação.

5- Automação
Apartamentos inteligentes e conectados, desde a entrada, com reconhecimento facial e sensor nos carros, até a chegada na própria unidade, com portas com senha e persianas automatizadas. Tudo isso dá mais segurança, praticidade e otimização de tempo para o morador.

Leave a Reply