A tecnologia está a cada dia mais presente na rotina dos corretores imobiliários para automatizar processos, otimizar atividades e contribuir com a conquista de novos clientes. As redes sociais são um exemplo neste cenário, sendo atualmente usadas por diversos profissionais do segmento de imóveis para compartilhar informações do setor, insights de mercado e dicas de compra e venda. De acordo com a pesquisa “Raio-X da Corretora de Imóveis”, divulgada em setembro de 2022 pelo DataZAP+, negócio que faz análises de dados do setor imobiliário, das corretoras entrevistadas, 72% utilizam redes sociais na rotina de trabalho e 22%, vídeos online.
No cenário atual, o contato das marcas e profissionais com o público por meio dessas ferramentas deve ganhar ainda mais força e aqueles que souberem explorar as possibilidades de comunicação, como os vídeos, seguirão na frente. Pensando nisso, Jota Baptista, CMO e Sócio da Vivalisto, primeira plataforma completa para corretores de imóveis e imobiliárias de nicho com o objetivo de empoderar os profissionais, fazendo com que sejam protagonistas no segmento imobiliário, listou seis dicas para os corretores gravarem vídeos atrativos que vão contribuir para as vendas.
1 – Crie um roteiro: Antes de gravar é fundamental que profissionais desenvolvam um roteiro completo, envolvendo imagens, texto e narrativa. “Tendo este planejamento em mãos, os especialistas do setor podem gravar com muito mais facilidade e desenvolver um conteúdo de qualidade. Os vídeos precisam ter início, meio e fim, prender a atenção do público e ser informativos”, explica Baptista.
2- Não leia: Apesar de ser importante desenvolver um roteiro, os corretores não devem ler as anotações durante as gravações, segundo o CMO e Sócio da Vivalisto. “É preciso interpretação e profissionais devem trazer as informações de maneira natural, tendo cuidado com pontuações e respiração, e falando pausadamente. Além disso, é sempre interessante trazer variações na entonação”, informa.
3 – Fale sorrindo e olhe para a câmera: Simpatia é um dos elementos que atrai as pessoas. “O público deve sentir que o corretor do outro lado da câmera está falando com ele e tem algo legal a dizer. Por isso, é fundamental que profissionais sorriam durante os vídeos e olhem para a câmera, e não para a tela do celular”, afirma Baptista.
4 – Utilize estabilizador: Vídeos com imagens tremidas fazem com que as pessoas desistam de assistir até o final ou que estes percam a credibilidade como algo profissional, de acordo com o CMO e Sócio da Vivalisto. “Hoje facilmente é possível comprar estabilizadores para evitar que este problema ocorra. Investir em equipamentos com este, faz toda a diferença”, diz.
5 – Tenha cuidado com a iluminação: A boa iluminação é um fator essencial no processo. “Não é recomendado gravar com a luz atrás da pessoa que está falando e é ideal que tudo esteja aparecendo de forma clara para as pessoas. A boa captação de imagem levando em consideração a luz, é fundamental”, explica Baptista.
6 – Seja criativo: Para o CMO e sócio da Vivalisto os corretores devem aproveitar da criatividade para desenvolverem vídeos chamativos, interessantes e que se destaquem em meio à concorrência. “Fazer diferentes tipos de imagens, escolher boas trilhas sonoras e gerar curiosidade ou urgência por meio da fala, são tópicos para conteúdos diferenciados”, informa.
Ainda segundo Baptista, além de todas as dicas, é importante que corretores mantenham a persistência. “Elaborar conteúdos digitais pode ser algo desafiador, mas que traz excelentes resultados. O importante é que profissionais não desistam e estudem constantemente para aprimorarem a produção desses materiais”, finaliza.