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Por * Ingrid Zenatti

A tecnologia vem transformando a sociedade em um ritmo incrivelmente rápido. Um smartphone comum, que está no bolso de bilhões de pessoas em todo o planeta, tem um poder computacional que pode ser comparado ao dos computadores que a NASA usou para enviar o homem à lua.

A rápida adoção da tecnologia em quase todos os aspectos da nossa vida cotidiana também vem melhorando a vida em comunidade, especialmente no que se refere à administração de condomínios em prédios residenciais e comerciais. Nos últimos anos, as soluções e serviços voltados à gestão imobiliária tiveram um grande crescimento em todo o mundo. Entre os principais fatores impulsionadores do mercado de gestão de propriedades estão a crescente demanda por soluções baseadas no modelo SaaS (Software as a Service) e o aumento de projetos imobiliários inteligentes.

Ao mesmo tempo, o número de apartamentos vem crescendo exponencialmente no Brasil, à medida em que, ano após ano, as áreas urbanas adensam cada vez mais e os edifícios abrigam um número maior de unidades. De acordo com a Associação Brasileira de Síndicos e Síndicos Profissionais (ABRASSP), mais de 68 milhões de pessoas moram em condomínios no Brasil, que movimentam mais de R$ 165 bilhões por ano e são administrados por mais de 421 mil síndicos e síndicas.

Sem dúvida, a pandemia fez com que todo o mercado ficasse mais exigente, e isso inclui também os moradores de condomínios, que passaram a enxergar o condomínio como uma empresa, o que reforça a importância de um gestor qualificado para assumir a administração. Como os softwares e soluções para administração de condomínios são hoje projetados para pessoas comuns e de qualquer idade, especialistas em tecnologia ou não, essas ferramentas digitais estão notadamente se tornando populares, facilitando muitos processos complicados.

Por isso, cada vez mais síndicos e administradoras estão se apoiando na tecnologia em busca de planejamento, organização e controle dos recursos financeiros da comunidade, valorizando o patrimônio dos condôminos. Essa transformação vem gerando um novo perfil de síndico, que passou de um simples morador a um profissional na área, a partir de tecnologias que o permitem ser mais produtivo.

O fato é que tanto os síndicos que residem nos condomínios quanto os que são síndicos por profissão podem usufruir dos benefícios da administração digital e terem bons resultados com essa tecnologia. Enquanto o síndico morador pode gerenciar o condomínio de forma eficiente e ágil, otimizar os processos e melhorar a vida da comunidade onde ele também reside, economizando os recursos financeiros da comunidade, o síndico profissional tem a chance de gerenciar todos os seus condomínios de qualquer lugar, centralizando todas as informações necessárias em um mesmo local, sem burocracia para fazer a gestão. Além de melhorar a qualidade da gestão múltipla de diversos condomínios, a tecnologia proporciona um atendimento mais rápido, transparente e com acesso rápido às informações do condomínio.

Historicamente, a administração condominial era feita com a ajuda de ferramentas descentralizadas, mas a falta de transparência nos processos não resultava em eficiência e redução de gastos, tornando muitos empreendimentos insustentáveis financeiramente. Hoje, um síndico pode administrar dezenas, centenas ou até milhares de propriedades. Assim, dada a pouca penetração que a tecnologia tem em uma boa parcela do mercado de condomínios prediais residenciais, as oportunidades são imensas para os síndicos. Além de possibilitar processos mais eficientes e com menores chances de erro, garantindo uma economia maior para o condomínio, essas soluções permitem com que os moradores fiquem por dentro da situação financeira do empreendimento a qualquer momento, acompanhem em tempo real a execução orçamentária, verificando se o que foi previsto está sendo executado, e obtenham a previsão orçamentária.

A tecnologia pode não apenas ajudar a simplificar e aumentar a eficiência para os bastidores da gestão e contabilidade da comunidade, mas também pode facilitar muito as comunicações, criar confiança por meio da transparência e, consequentemente, melhorar a vida cotidiana dos condôminos.

* Ingrid Zenatti é diretora de marketing e vendas da TownSq, plataforma especializada em soluções para administração de condomínios, utilizada em mais de 20 mil condomínios em 2 mil cidades, impactando 3 milhões de residências.