Skip to main content

Espaços criam cenários repletos de histórias, peças de garimpo e acervo pessoal que transportam os visitantes para variados locais imaginários

A 27ª CASACOR Santa Catarina – a 10ª edição sob a gestão dos franqueados Francis Bernardo e Luiz Bernardo -, que abriu suas portas em 18 de setembro e vai até 30 de outubro, em Florianópolis, trouxe para o evento uma série de espaços com uma atmosfera única e decoração marcada por peças de garimpo e acervo pessoal que fazem os visitantes se sentirem como se estivessem em outro país, cidade ou época.

Crédito Denilson Machado

Um desses ambientes é o Chez Odara, do arquiteto Marcelo Salum, que apresenta uma decoração com identidade fortemente brasileira, inspirada na canção Odara, de Caetano Veloso. O amplo living, voltado à celebração da MPB e ao encontro entre amigos para um momento alegre e festivo, tem como destaque o papel de parede verde com tema de floresta, que traz da mitologia grega o Deus Pã, protetor das matas e da música.

O clima tropical descontraído se repete no lambri em meia parede, com peças desenhadas pela estilista Isabela Capeto, no revestimento de pedras naturais que enfeitam o local. Na parede acima do sofá, obras originais da fotógrafa Vania Toledo, que retratam grandes nomes da MPB, como o próprio Caetano Veloso, Gal Costa, Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Nara Leão, são o grande ponto focal. O artista Juliano Aguiar fez a escultura “O Fauno” especialmente para o ambiente.

Crédito Lio Simas

Outro espaço com atmosfera diferenciada é o Entre Tramas e Histórias, de Cristina Iglesias, que eleva os tapetes feitos à mão ao status de obras de arte, expondo-os como quadros. O ambiente transporta os visitantes imediatamente para uma loja em algum país distante, como Turquia e Egito, com seus teares manuais e clima misterioso. As peças únicas feitas por tribos nômades exibem desenhos que contam um pouco da história de cada povo, trazendo um conhecimento tão ancestral para perto dos visitantes.

Entre os destaques, um tapete Farahan de mais de 80 anos, kilims bessarabian produzidos na Romênia, um tapete marroquino feito por uma das civilizações mais antigas da África e até tapetes hemp, feitos de fibra vegetal de cânhamo. Uma antiga mesa com gaveta central, assim como objetos pessoais de Cristina, como um vaso de suculentas, livros e incensários trazidos da Índia, compõem a décor.

Clima descontraído

Crédito Lio Simas

O arquiteto Leandro Sumar trouxe para a mostra o ambiente Seperti Mimpi, com inspiração praiana. O espaço remete a um loft sofisticado de algum surfista pelo mundo. Com tons mais sóbrios, que passeiam pelo cinza, o tema aparece em detalhes selecionados, como no quadro de prancha na entrada e no teto de madeira todo ondulado. O ambiente de ar masculino, é, ao mesmo tempo, forte e suave como a brisa do mar. Os ladrilhos hidráulicos na parede do home office funcionam como mais um ponto de movimento no ambiente.

Crédito Denilson Machado

Já a Sala de Banho Paradiso Deca, projetada pelo escritório Delpizzo Arquitetura, de Cristiana e Giovani Delpizzo, foi inspirada no livro “Grandes Esperanças”, de Charles Dickens. A trama foi transportada para o cinema em 1985 e rendeu um longa repleto de cenários marcantes e espaços lúdicos. O ambiente trouxe para a mostra toques da casa à beira mar do protagonista do filme, com espaços generosos e arquitetura romântica.

A paleta em cores claras, o mobiliário em formato orgânico, as louças e metais em aço corten, além de uma pequena “urban jungle”, com plantas e verde, levam os visitantes para um local distante da agitada Florianópolis. As obras de Eduardo Bragança, além de quadros, objetos de decoração, bandejas e garrafas de vidro dos próprios profissionais formam a decoração.

Diferentes e inusitados

Crédito Lio Simas

O espaço Meu Particular Infinito, desenhado por Anna Maya, apresenta um ambiente instigante para uma sala de home theater, que parece ter saído de algum filme ou série que se passa em algum país distante. Normalmente um local menos decorado, em que a TV ou telão são protagonistas, o projeto trouxe uma arquitetura imponente e, ao mesmo tempo, despojada e impactante. As formas circulares dominam o espaço e aparecem nas paredes, no teto, nos móveis, nos elementos decorativos e no tapete. Os tons sóbrios, como o terracota, imprimem um ar intimista ao espaço de pé-direito alto.

O revestimento que envelopa todo o ambiente forma como um caixote único, que aconchega os visitantes. Ele tem um viés sustentável, já que é feito a partir de pedras naturais reaproveitadas do descarte de marmorarias. A madeira aparece nos pórticos das janelas, feitos de lâmina pau-ferro, e nas persianas.

Crédito Fábio Severo

A arquiteta Juliana Loffi também apostou em um ambiente bastante ousado para montar a Casa Vou de Rosa, com foco nas cores vibrantes e alegres em um ambiente cheio de vida. O rosa predomina no exterior e no interior, em referência à campanha do Outubro Rosa, mês de conscientização sobre o câncer de mama – doença que a profissional enfrentou por duas vezes.

As portas translúcidas coloridas criam uma atmosfera com efeitos únicos em horários diferentes do dia. O ambiente etéreo e acolhedor é um espaço-conceito montado em uma casa modular, que, devido ao sistema construtivo especial, pode ser desmontada e levada para outro lugar, bem na ideia de “vida nômade” tão em alta hoje em dia.

SERVIÇO:

CASACOR SC 2022

Quando: De 18 de setembro até 30 de outubro de 2022

Onde: Escola Básica Silveira de Souza. R. Alves de Brito, 334 – Centro, Florianópolis – SC, 88015-440

Bilheteria online: https://casacorsantacatarina.byinti.com