Ferramenta que utiliza decoração, memória afetiva e outras técnicas para melhorar a imagem de imóveis visa a venda de apartamento recém-decorado em até três meses
Preparar um imóvel de modo a torná-lo mais atraente ao maior número de compradores possível. Este é o objetivo do Home Staging, que em tradução literal, quer dizer “encenação em casa”. Uma técnica de marketing imobiliário criada nos Estados Unidos em 1972, por Barb Schwarz.
O HS é uma ferramenta de marketing que utiliza a decoração, memória afetiva, fotografia, vídeo e outras técnicas para melhorar a imagem do imóvel e fazer com que ele se destaque dos demais anúncios, fazendo com que o seu futuro inquilino ou comprador se sinta atraído pela locação ou compra. É uma mistura de ciência, técnica, psicologia e arte, que visa mudar a percepção do comprador sobre um imóvel.
A tendência chegou ao Brasil e tem conquistado novos adeptos. Com a pandemia é perceptível como tudo mudou. “Durante a pandemia fizemos diversos cursos e um deles foi o de Home Staging, foi onde conheci diversas profissionais no ramo e decidi que iria atrás da minha certificação como Home Stager para atuar no Brasil”, conta Simone Souza, profissional da área. Luciane Richter, além de muita experiência como Diretora de Arte, também é formada em Design de Interiores.
Com mais de 30 anos de experiência na área de criação em Estúdios de Design e Agências de Publicidade no PR e SC, as amigas e colegas de profissão, Simone e Luciane Richter resolveram juntar suas formações e habilidades criativas para fundar a Review.
As sócias fazem parte de um grupo com oito mulheres de vários estados do Brasil que há um ano divulgam o Home Staging através da conta @topstagers no Instagram. Para comemorar o primeiro aniversário foi organizado um evento no condomínio Vila dos Manacás, em Itu/SP. O imóvel “Casa dos Manacás”, que antes estava vazio e sem vida no mercado há alguns meses, foi transformado pelas técnicas de Home Staging.
“O objetivo é vender o imóvel recém-decorado em até três meses. Acredito que estamos criando um movimento interessante para o mercado brasileiro que ainda conta com poucos profissionais e, por ser algo novo, gera medo e resistência. O Home Staging precisa ser entendido como um trabalho em parceria com investidores, imobiliárias e corretores, agregando valor para todos, economizando tempo e fazendo o mercado girar mais rápido”, finaliza Luciane.
Luciane Richter e Simone Souza | Review Home Staging & Design
Instagram: @ review.homestaging