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Pesquisa constata que 75% das mulheres que trabalham na área de imóveis têm sintomas de esgotamento psicológico

Mulher trabalhando no mercado imobiliário ainda sofre com comportamentos machistas

Uma pesquisa realizada em parceria entre o Ipefem e o Instituto de Mulheres do Imobiliário denominada IRA – Índice Regional de Assimetrias, constatou que 75% das mulheres que trabalham no mercado imobiliário têm sintomas de esgotamento psicológico e 43% sofrem de Burnout.

Segundo o estudo, o Mercado Imobiliário detém os índices mais altos de burnout entre mulheres porque 9 em cada 10 sofrem machismo dentro do trabalho na construção civil e no segmento imobiliário de forma frequente. 

Na contramão destes dados, a Weefor é uma incorporadora majoritariamente feminina, com duas diretoras mulheres que defendem a importância da ascensão do feminino no desenvolvimento de empreendimentos imobiliários.

“Não é de hoje que esse tema tem ganhado destaque em meios corporativos e não é recente a conclusão dessa necessidade da ascensão feminina quando se fala em liderança e integralidade. A desigualdade numérica dentro das empresas, a meu ver, é um dos principais motivadores deste desequilíbrio”, relata Maria Julia Fornea, fundadora e diretora comercial da Weefor.

Para as sócias da Weefor, as forças femininas ficaram por muito tempo esquecidas dentro das

organizações, que estiveram dominadas pelo campo da ação e busca incessante pelo lucro em uma lógica de comando e controle.

“A união das formas feminina e masculina tem um enorme poder transformador. Um sistema de liderança e controle opressivo pode gerar um nível elevado de estresse nas pessoas que fazem parte de uma empresa. À medida que a força feminina ocupa seu espaço ao lado da masculina, a liderança passa também a ter papel mais inspiracional, buscando desenvolver pessoas que trabalham por um propósito e querem impactar outras pessoas”, acrescenta Maria Eugenia Fornea, fundadora e CEO da Weefor.

Liderança feminina no combate ao estresse e às doenças mentais

Com uma liderança feminina preocupada com o bem-estar dos funcionários e terceiros, a Weefor é uma incorporadora diferente, evita a busca por metas inatingíveis de vendas, priorizando uma venda consciente e um pós venda de qualidade. O que garante um trabalho mais personalizado por parte do departamento comercial.

A executiva de vendas, Ludmila Rodrigues de Paiva, recebe os possíveis compradores no edifício MUDA WF para visitas ao empreendimento e oferece todas as informações para uma compra consciente. “O time comercial da Weefor tem como função primordialmente ouvir nossos clientes e conversar com clareza, compreender suas necessidades, explicar nossos empreendimentos com competência técnica, ajudar no processo de pesquisa e comparação e achar caminhos compatíveis e seguros para a viabilização da aquisição do imóvel. Trabalhamos focados na transparência e no acompanhamento do cliente durante todo o processo de pesquisa, viabilidade, fechamento, execução da obra e assistência técnica pós-entrega”, relata a executiva.

A empresa também oferece outras atividades para o cuidado da saúde mental dos funcionários e de pessoas com quem a empresa se relaciona, como práticas de meditação em obra, utilização do método de cumbuca como ferramenta de troca entre o time sobre temas de desenvolvimento pessoal e profissional, bem como acesso a um portal para terapia gratuita.

“A Weefor busca, incansavelmente, desenvolver uma marca que acolhe e que se sente acolhida; que ao mesmo tempo que escuta, busca e consegue ser ouvida; que não somente empilha tijolos, mas também entende e compartilha o entendimento da função holística daquilo que está sendo construído”, conclui Maria Julia.