A tecnologia 5G já é uma realidade em Curitiba. A capital paranaense está entre as 12 no país que tiveram o sinal liberado, até agosto, junto com: Goiânia (GO), Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ), Florianópolis (SC), Palmas (TO), Vitória (ES), Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), João Pessoa (PB), Porto Alegre (RS) e São Paulo (SP).
Apesar de o funcionamento ainda estar liberado em alguns bairros dessas capitais, a tecnologia 5G promete revolucionar a rotina. A quinta geração do serviço móvel tem conexão 100 vezes mais rápida do que o 4G. Mas não é só isso: ela marca um importante capítulo na era da Inteligência Artificial (IA).
Isso porque ela vai possibilitar a conexão de diferentes objetos à internet e ao mesmo tempo. Assim, será possível integrar os diferentes dispositivos e equipamentos, como automóveis, celulares, eletrodomésticos e drone.
Outra vantagem da quinta geração é que, se antes a infraestrutura dos equipamentos (antenas e torres de transmissão) exigia que tudo fosse feito por um único fabricante, agora, os equipamentos podem ter fabricantes distintos, o que garante um custo menor de implantação.
Enquanto o 4G possibilitou a entrega e rastreamento do delivery, o 5G, por exemplo, vai permitir que a sua geladeira identifique a falta de um produto, realize o pedido e que ele chegue ao usuário através de serviços de entrega por drone. Parece um cenário futurístico, mas é uma realidade bem próxima.
Item de série – Tão próxima que as construtoras e incorporadoras já estão construindo seus novos empreendimentos com infraestrutura para suportar essa nova tecnologia. Esse é o caso da Swell Construções, empresa referência no desenvolvimento e na venda de apartamentos de alto padrão e luxo em Curitiba.
Segundo o diretor de incorporações da Swell, Leonardo Pissetti, os três últimos edifícios lançados pela incorporadora em Curitiba – Mirage Silva Jardim (Batel), Le Sense (Água Verde) e CasaMia (Bigorrilho) – serão entregues com infraestrutura para sinal 5G.
Na área comum, a Swell vai instalar todo o cabeamento para atender a demanda do condomínio pela quinta geração. Dentro dos apartamentos, a construtora e incorporadora vai entregar toda a infraestrutura para que os futuros moradores possam conectar e sincronizar os equipamentos que já tenham essa tecnologia de automação. Isso vai servir tanto para eletrodomésticos, quanto para sistemas, como de iluminação, piso aquecido e venezianas automáticas.
“Um empreendimento precisa ser projetado com essa visão de futuro dentro do uso, habitação e tecnologia, pois o tempo de construção é relativamente longo e, ao ser entregue, o imóvel precisa estar atualizado em relação às tendências. Por isso, a Swell já está atendendo a demanda dos futuros moradores pelo 5G, tecnologia que vai revolucionar a experiência dentro de casa na utilização de equipamentos, no modo de conviver e de se relacionar”, explica o diretor de incorporações da Swell Construções.
Benefícios – De acordo com Pissetti, comprar um imóvel com a tecnologia 5G embarcada no imóvel trará diversos benefícios ao morador. “Os benefícios são evidentes no momento da utilização dos aparelhos eletrônicos, dos eletrodomésticos, nas automações, na navegação e compartilhamento de dados. Vamos viabilizar esse ‘item de série’, para que o morador não tenha que fazer as adaptações depois que se mudar para o novo apartamento”, comenta.
O diretor de incorporações da Swell acredita que, num futuro próximo, esse será um item importante para a tomada da decisão do comprador. Por isso, a partir de agora, todos os edifícios residenciais da empresa serão entregues com a infraestrutura para tecnologia 5G, dentro e fora dos imóveis.
“Alguém consegue viver hoje sem uma boa conexão de internet? Com pontos cegos em casa? Ou mesmo sem poder ter um equipamento com tecnologia ou automação por causa de falta de infraestrutura? Certamente, não. Acreditamos que o crescimento na oferta do 5G pelas operadoras vai deixar essa necessidade ainda mais evidente”, opina.