Skip to main content

Na cidade, edifício corporativo recebe certificação por ser referência em sustentabilidade  

Curitiba é a capital do Sul do Brasil com maior número de edificações que respeitam o meio ambiente em todas as etapas do processo de construção. É o que revela a Green Building Council Brasil (GBC), instituição que busca fomentar a indústria de construção sustentável no país. Na capital paranaense, ao todo, são 36 empreendimentos com a certificação Leadership in Energy and Environmental Design (LEED), concedida pela GBC e que avalia os empreendimentos mais sustentáveis. Porto Alegre aparece na sequência e possui 17 construções, enquanto Florianópolis ainda não apresenta edifícios na lista. Contudo, Joinville, que é o maior município de Santa Catarina, aparece no site do órgão com seis empreendimentos que receberam o “selo verde” da instituição. 

A certificação LEED estimula as empreiteiras a apostarem em práticas ambientais eficientes. Trata-se de um sistema internacional que reconhece as edificações que atendem às melhores e mais eficientes práticas de sustentabilidade ambiental na construção. São quatro níveis de classificação: certificado, silver, gold e platinum. Cada uma é concedida conforme algumas características do empreendimento em análise, como localização e transporte; terrenos sustentáveis; energia e atmosfera; e materiais e recursos, entre outras. O resultado do levantamento feito pelo órgão é uma pontuação, que determina qual o “selo” que o empreendimento recebe. 

A instituição ainda aponta em um ranking internacional que o Brasil é o quarto do mundo com melhores atitudes no cuidado com o meio ambiente neste setor da economia. O país fica atrás somente da China, Emirados Árabes e Estados Unidos. Como reflexo desse quadro, as construtoras brasileiras têm buscado aperfeiçoar seus empreendimentos para garantir medidas que diminuam impactos ao meio ambiente. 

Edifício sustentável  

Na capital paranaense, um edifício corporativo no bairro Cabral que recebeu o selo da GBC é um exemplo de como a construção civil tem adotado boas condutas ambientais. Trata-se do AR 3000, da Construtora Andrade Ribeiro. O prédio tem a certificação LEED Nível Platinum da GBC. Este é o mais alto patamar de pontos no levantamento do órgão. O reconhecimento mostra que o empreendimento tem capacidade de consumir 40% menos água, 30% menos energia, emitir 35% menos CO² e gerar 65% menos resíduos na comparação com outros que não possuem a mesma avaliação.  

O AR 3000 tem como uma das características a fachada envidraçada com proteção solar. Este diferencial possibilita a menor entrada de radiação ultravioleta, além de bloquear a incidência de calor e colaborar com a economia de energia. Os vidros que compõe a estrutura foram utilizados na versão insulada, que são lâminas duplas intercaladas por uma cavidade preenchida com gás argônio.   

O objetivo desta tecnologia é obter melhor desempenho termoacústico, conforme explica o engenheiro civil Maurício Wildner da Cunha, da Construtora Andrade Ribeiro. “A tecnologia que implementamos nesta construção assegura conforto térmico e acústico aos frequentadores dos escritórios. Por meio dessa solução, os espaços obtêm economia de 38% no consumo de energia e redução no uso de ar-condicionado em 26%”, afirma. 

Circulação de ar  

Outra característica do empreendimento beneficia a saúde e colabora com a ventilação natural. A fachada do edifício apresenta aberturas do tipo Maxim-Ar, que proporciona melhoria na circulação de ar e na luminosidade do espaço. “Além da ventilação natural, todos os conjuntos, tanto nos andares corporativos quanto nos offices, são dotados de renovação de ar automatizada”, explica o engenheiro. 

No edifício ainda é possível destacar o hall de entrada, que possui pé-direito triplo, característica que também garante um ambiente com melhor qualidade do ar. Além disso, o Espaço de Convenções do AR 3000 possui terraços abertos, com jardins e áreas amplas para convivência dos usuários. 

Segundo o engenheiro civil, as características do edifício não são importantes somente pela questão do reconhecimento com a certificação. As demandas que os futuros frequentadores de espaços corporativos têm apresentado na hora de decidir em qual edifício querem ter seu escritório também são fundamentais para esse panorama. “O cliente de hoje procura espaços abertos e integrados e relação do ambiente interno com o externo. Como observamos na questão da iluminação e ventilação do AR 3000, isso é de suma importância”, explica Cunha.  

SERVIÇO  

AR3000  

Endereço: Praça São Paulo da Cruz, 50 – Cabral, Curitiba (PR)  

Contato para vendas: (41) 3323-3333  

Administrativo: (41) 3336-8686