Itens considerados de “luxo” agora viraram necessidade e compõem um lar que hoje abriga mais que o simples morar: virou refúgio e espaço de reconexão
Curitiba, 22 de julho de 2022 – A casa como uma espécie de oásis particular, em que se pode aproveitar momentos de relaxamento e bem-estar, é uma tendência cada vez mais em alta. Ambientes como o home spa e jardins sensoriais deixaram de ser considerados luxo e passaram a ser necessidade em um mundo cada vez mais frenético. Na 28ª CASACOR Paraná, que abriu suas portas em 26 de junho e vai até 14 de agosto, em Curitiba, alguns ambientes refletiram de forma mais enfática esse novo conceito de morar.
O Living Breton, projetado pelas arquitetas Elaine Zanon e Claudia Machado, do escritório Arquitetare, foi pensado como um oásis urbano, com tons claros e conceito de leveza. Minimalista e contemporâneo, tem enfoque nos materiais naturais, como a madeira e a pedra rústica, trazendo a natureza para dentro do ambiente, um conceito fortemente ligado ao bem-estar.
A tela tensionada cria uma iluminação etérea que conforta e acolhe, refletindo uma das grandes premissas do espaço, que é o descanso e a limpeza da mente. Painéis irregulares fazem as vezes de persianas e trazem movimento à composição, assim como os móveis com texturas flocadas e formas orgânicas e arredondadas que aparecem junto à lareira revestida de mármore.
Outro espaço que traz fortemente o conceito de “wellness” para dentro de casa é o Home Spa, desenhado pelo arquiteto André Bertoluci, pensado como uma pausa na rotina para recarregar as energias e exercer o autocuidado. Atemporal, traz uma paleta de cores neutras e sofisticadas, com formas e materiais que remetem, mais uma vez, à natureza.
As paredes e parte do teto foram revestidos por painéis amadeirados que aquecem o espaço. O ambiente acolhedor, com banheira de imersão estilo ofurô e móveis que favorecem o relaxamento, convida a uma leitura em uma das chaises longues, a um banho demorado ou a um bate-papo descontraído.
A Casa Cinema, projetada pela designer de interiores Sheila Jesus e pela arquiteta Juliana Gabardo, traz um estilo industrial contemporâneo com muito couro e madeira, materiais com o toque sensorial do natural. No teto, estruturas em formas orgânicas repletas de verde se apoiam no conceito de biofilia para trazer bem-estar. Sofá e poltronas, junto à luz baixa e relaxante, convidam a tomar um vinho e assistir a um filme. Grandes estantes com objetos decorativos e perfis de LED embutidos trazem o toque confortável da madeira e tornam o ambiente aconchegante.
Delicada e leve, a Casa Refúgio, dos designers de interiores Bruna Varhau e Raphael Meza, mostra que mesmo espaços compactos podem – e devem – ser voltados ao bem-estar. Projetada como um estúdio totalmente integrado, traz uma paleta de cores suave com um toque romântico, com pinceladas de azul claro e rosa. As paredes em cimento queimado dão o ar moderno, ao mesmo tempo em que os azulejos ao redor da bancada trazem um leve toque retrô. A cama confortável tem cabeceira estofada e uma grande manta estilo nórdico. As plantas dão uma sensação agradável de contato com a natureza junto à banheira de imersão aos pés da cama.
Os painéis iluminados no teto – um dos pontos altos do ambiente – vêm em formas desiguais e são preenchidos com um tecido que lembra palhinha. Já a área externa foi pensada como um jardim confortável e aconchegante, com lareira de tacho e iluminação em varais de luzes.
A Suíte Resort Reveev, das arquitetas Ana Sikorski e Katia Azevedo, da Moca Arquitetura, com a designer Flávia Glanert, teve como conceito principal trazer os luxos e conforto da hotelaria para uma casa comum. O ambiente traz uma atmosfera agradável proporcionada pelas cores em tons terrosos e pela luz indireta e amarelada, que favorece a descompressão.
Uma confortável cama é o centro do espaço, convidando ao descanso. Ela vem acompanhada de uma área de spa com banheira de imersão, árvore natural e espelho d’água. Na outra ponta, um bar de bebidas convida a um drinque para descontrair no espaço íntimo. Cheio de materiais naturais e texturas, o ambiente é amplamente sensorial e relaxante.
Falar em descompressão é falar em jardins e contato direto com a natureza. Contemplá-la ao ar livre é uma experiência amplamente relaxante. No Eco Flame Garden, projetado pelo arquiteto Luiz Romero e pelo paisagista Thiago Zoller, a grande área externa da Mostra ganhou ares de sala de estar outdoor, com móveis como sofás e pufes estofados confortáveis e macios, próprios para áreas externas. O jardim recebeu plantas como os capins que se movem com o vento, trazendo um toque sensorial, e tachos para fogueiras, que aquecem e confortam os visitantes.
A CASACOR Paraná tem patrocínio master DECA, tinta oficial CORAL, apoio técnico da STM Empreendimentos, fornecedor oficial PASTILHART, carro oficial AUDI, hotel oficial NH Curitiba The Five e Mídia Partner VEJA.
Serviço:
28ª edição da CASACOR Paraná
Evento aberto ao público de 26 de junho a 14 de agosto;
Endereço: Rua Álvaro Alvim, 91, Seminário – Curitiba, Paraná;
Horário: de terça a sábado, das 15h às 21h; sábados, das 13h às 21h; domingos, das 13h às 19h. As segundas-feiras serão reservadas para realização de festas especiais, das 19h às 22h;
Venda de ingressos: https://casacor.abril.com.br/mostras/parana/
Valor dos ingressos no Paraná: R$ 70,00 (terças, quartas e quintas); R$ 80,00 (sexta, sábado e domingos).