Skip to main content

O NDT 1 da Caixa Econômica reconhece operação criteriosa de obras no Paraná

A Prestes Construtora, empresa paranaense que atua no mercado da construção civil, com empreendimentos de médio padrão e econômicos, acaba de garantir a renovação da certificação de NDT 1 (Nível de Desempenho Técnico), concedida pela Caixa Econômica Federal. A emissão do documento por parte da instituição financeira ocorre após o acompanhamento de indicadores e critérios mantidos pela construtora, ao longo dos últimos 12 meses. Apenas quatro empresas na Região Sul estão certificadas com o NDT 1.

Para o diretor-presidente da construtora, Breno de Paula Prestes, o NDT, na sua categoria máxima, representa o reconhecimento ao trabalho sério, dedicação e cumprimento de critérios pela Prestes durante o último ano. “Integramos um pequeno e seleto grupo de empresas, o que para nós é muito significativo, já que se trata de uma instituição tão rigorosa como a Caixa”, comemora. Prestes refere-se a todos os critérios e exigências, bem como visitas técnicas e aferições realizadas pelos profissionais do banco, em várias esteiras de aprovação.

Já para o gestor executivo de Desenvolvimento Imobiliário da Prestes, Marcos Carneiro, essa é uma conquista “importantíssima”. Segundo ele, este certificado beneficia a Prestes nas esteiras de análise de engenharia dos empreendimentos SBPE (Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo) e otimiza tratativas junto às medições de obras. “As medições acontecem de forma muito mais simplificada e garantem menores taxas de juros para nossos contratos de apoio à produção”, destaca.

O que é o NDT

O NDT – Nível de Desempenho Técnico é uma certificação lançada pela Caixa Econômica Federal em 2021 com o objetivo de identificar empresas que operam de forma criteriosa e diferenciada. Para receber a certificação, as construtoras precisam demonstrar suas competências em todos os empreendimentos que estão realizando. Além disso, é necessário apresentar e comprovar a qualidade das obras, e como é replicada no modelo de cada negócio. A efetividade dessa documentação considera todo o ciclo de um empreendimento, desde o planejamento até a entrega da obra. “A intenção é que possamos garantir a manutenção de boas práticas e a nossa credibilidade junto ao agente financeiro”, comenta Carneiro.