O engenheiro da Construtora Hugo Peretti, Hugo Leonardo, dá dicas sobre o tipo de porcelanato ideal para cada cômodo.
O mercado conta com centenas de opções de revestimentos que variam desde a composição, o tipo, a textura, o tamanho até a estética. Na hora de escolher um, normalmente se observa a beleza e a estética em primeiro lugar, porém, é importante levar em consideração a funcionalidade e a durabilidade de cada um deles.
De acordo com o engenheiro da construtora Hugo Peretti, Hugo Leonardo, escolher o piso adequado de acordo com a função de cada ambiente é imprescindível. “Precisamos pensar em como o ambiente será usado, qual a função de cada cômodo e o quanto ele terá a exposição do sol e até de água”, explica.
O porcelanato é um dos revestimentos nobres disponíveis no mercado e é muito utilizado tanto no piso quanto em paredes e até nas bancadas. São quatro tipos que variam de acordo com sua funcionalidade. Confira:
Acetinado – possui um brilho leve e discreto e chama a atenção por seu toque suave e sedoso. Por ser fosco e áspero, é pouco escorregadio e por isso ideal para todas as áreas, seja interna ou externa.
Natural – com textura e cor de pedras é ideal para revestimentos em varandas e áreas gourmet.
Polido – são lapidados como verdadeiras jóias e contam com um brilho intenso e superfície lisa. É a garantia de luxo e sofisticação e perfeitos para áreas secas, como quartos e salas.
Esmaltado – é liso e tem acabamento brilhante, assim como o polido, porém esse brilho vem da aplicação de um esmalte na superfície. Pode ser lisa (interno) ou áspera (externo) e é indicado para áreas externas.
Na Construtora Hugo Peretti, a escolha dos pisos dos empreendimentos é feita em conjunto com a engenharia, a arquiteta da construtora Vanessa Miranda e a diretora de Suprimentos, Thais Fontana.