Certificação internacional foi concedida à EMBRAED, com sede no litoral de Santa Catarina. Selo garante a prática de sistemas de proteção ambiental de alto desempenho e eficácia.
Após rigorosa auditoria, a EMBRAED Empreendimentos se tornou a primeira construtora de Balneário Camboriú (SC) a receber a certificação internacional ISO 14.001 relacionado ao sistema de gestão ambiental. O selo consiste em uma série de processos e práticas para diminuir impactos ambientais no canteiro de obras até o controle de licenças ambientais de fornecedores, além do uso e descarte de materiais.
“Estamos entre as maiores empresas de construção civil do Brasil, mas queremos continuar crescendo de forma sólida e sustentável. Há quase nove anos possuímos a certificação 9.001, que diz respeito à qualidade da gestão. Essas avaliações, métricas e fiscalizações constantes nos levaram a um grau de maturidade em relação à otimização de processos, a criação de procedimentos e treinamentos para a qualidade e desenvolvimento do produto. Obter a ISO 14.001 é mais um passo em termos de eficiência da gestão dos recursos, e que reflete nossa preocupação com o futuro, as pessoas e o meio ambiente. Algo que também pode ser observado na evolução de nossos projetos arquitetônicos, com edifícios que possuem sistema de coleta de água da chuva, iluminação de LED e, mais recentemente, ponto de carregamento de carros elétricos, por exemplo”, explica a presidente da EMBRAED, Tatiana Rosa Cequinel.
“Ou seja, é resultado de anos de trabalho, padronizações e investimentos constantes da EMBRAED relacionados à sustentabilidade. É o caso da adoção do sistema Gang Forms (Formas Trepantes) capaz de reduzir em torno de 20% o tempo de concretagem de cada pavimento, além de serem sustentáveis porque podem ser reutilizados em outro empreendimento, dispensando praticamente o uso de painéis e escoras de madeira. Também do controle rigoroso de triagem, reciclagem ou reuso, quando for o caso, e descarte de resíduos de obras, além da fiscalização de licenças ambientais de fornecedores”, complementa diretor de engenharia da EMBRAED, Emerson Pompeo.