Lançamento da Construtora Laguna está no ponto mais alto da Rua Euclides da Cunha, e será um refúgio cheio de inspiração e comodidades
Nesta semana a Construtora Laguna lança seu novo empreendimento com uma série de diferenciais construtivos que, mais uma vez, devem marcar a cidade. Em primeiro lugar, será um dos primeiros empreendimentos verticais localizado na região após a alteração recente na legislação de uso e ocupação de solo da cidade. Batizado de AMPIO – do italiano amplo – ele terá uma arquitetura que se guia pelo sol, com filtros e formas que deixam a luz entrar de acordo com a permissão do morador. “Com inspiração na língua italiana, o AMPIO é rapidamente associado aos conceitos de ampla dimensão, espaço, grandiosidade e, consequentemente, transmite toda a liberdade que a amplitude é capaz de oferecer. Nosso objetivo é oferecer um imóvel capaz de transmitir a sensação de que estamos em um outro ritmo, em um novo tempo”, conta André Marin, diretor de incorporação da Laguna.
Localizado no ponto mais alto da Rua Euclides da Cunha, o AMPIO será um refúgio cheio de inspiração e comodidades, onde é possível ouvir o canto dos pássaros e, ao mesmo tempo, estar perto de tudo o que faz sentido para uma rotina leve e descomplicada. Para isso, a Laguna buscou uma equipe de especialistas em conforto e alto padrão para conceber um projeto inovador e sustentável.
Sobre o AMPIO
Ao todo serão 30 residências, divididas em duas torres com seis pavimentos cada:
- Torre Sole – A torre SOLE está localizada ao leste, a posição onde o sol nasce e dá as boas-vindas a um novo dia inspirador.
8 aptos de 217m² | 3 suítes | 3 a 4 vagas
2 coberturas de 429m² | 4 suítes | 4 vagas
- Torre Luna – localizada na posição oeste, onde o sol se põe no horizonte, anunciando noites de calmaria e descanso.
8 aptos de 173m² | 3 quartos | 3 vagas
2 coberturas de 340m² | 3 suítes | 4 vagas
8 aptos de 130m² | 2 suítes | 2 vagas
2 coberturas de 256m² | 3 suítes | 3 a 4 vagas
“Projetamos um empreendimento onde a premissa é a integração entre os vários ambientes que o compõem. As plantas do AMPIO permitem uma imensa flexibilização de espaço. A fachada se caracteriza por elementos modernos, com linhas retas e marcantes, os brises permitem uma maior privacidade com uma insolação e iluminação que o momento pode desejar, dando característica de movimento e dinamismo a todo o projeto”, conta Ricardo Amaral, que assina o projeto arquitetônico.
As áreas comuns do AMPIO proporcionam uma rotina com mais conforto, comodidade e amplitude. Lugares especialmente planejados para quem precisa relaxar, cuidar do corpo, trabalhar e se divertir. Além de mini quadra, playground, brinquedoteca, piscina coberta e aquecida, academia e espaço pet, destaque para:
- Praça Contemplação: Espaço com presença exuberante da natureza e arquitetura aconchegante.
- Praça Refúgio: Um espaço planejado para quem gosta de apreciar bons momentos ao ar livre.
- Adega: Para mais comodidade na hora do brinde, o salão de festas recebeu um espaço destinado à adega.
- Espaços de Trabalho e Reunião: Trabalhar em um ambiente calmo, bem iluminado e com atenção à ergonomia. Assim é o espaço de trabalho do AMPIO, com uma sala de reuniões com 4 lugares e uma sala de trabalho com 8 lugares.
- Lounge Jogos: O lounge de jogos foi especialmente planejado para quem gosta de reunir pessoas para momentos de muita diversão. Descontraído e aconchegante, o espaço conta com TV para jogos, mesa de sinuca e bancada de apoio com frigobar.
Certificação
A forma de empreender e construir é cada vez mais pensada no futuro e no bem-estar das pessoas e do meio ambiente. O AMPIO conta com soluções capazes de contribuir para a qualidade de vida de seus moradores, tudo testado e comprovado por meio de importantes certificações: WELL e GBC. Destaque para o conforto termoacústico, que demandou um estudo específico para garantir o conforto do cliente em todas as estações do ano. Outros diferenciais são:
- Uso abundante de luz natural, com esquadrias piso-teto com amplas aberturas e brises móveis;
- Pé direito livre de 2,7m na área social e quartos;
- Sistema de renovação de ar nas áreas comuns;
- Energia renovável para atender parte do consumo das áreas comuns através de placas fotovoltaicas;
- Esquadrias de alto desempenho térmico e acústico;
- Paredes duplas em drywall, com isolamento acústico entre as unidades;
- Paredes internas em drywall com isolamento acústico, conforme consultoria específica;
- Manta acústica nas lajes entre unidades;
- Vidros laminados ou insulados;
- Kit silencia nas portas de entrada e suítes.
A certificação GBC CONDOMÍNIO avalia as fases do projeto e obra, reconhecendo residências mais eficientes e confortáveis. Reduzem os custos operacionais e o envio de resíduos para aterros sanitários, aumentam o valor patrimonial, buscam eficiência energética e o uso consciente da água, criam espaços mais saudáveis e produtivos. Dessa forma, os resultados são positivos para os moradores, sociedade e meio ambiente.
O WELL Building Certification – considerado o primeiro certificado do mundo focado exclusivamente na saúde e no bem-estar humano é chancelado pelo International Well Building Institute (IWBI). Seu desenvolvimento passou por pontos importantes, como evidências de estudos promovidos por entidades médicas, científicas e da área de engenharia. Um espaço com este certificado pode melhorar a alimentação, humor, padrões de sono e desempenho dos seus ocupantes. “O AMPIO será mais um empreendimento Laguna com ambientes que priorizam o bem-estar e o conforto, gerando satisfação e felicidade, melhorando a produtividade e permitindo aos moradores viver plenamente”, completa Marin.
Urbanização e o futuro do Bigorrilho
Um estudo da Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário do Paraná (Ademi-PR), em parceria com a Brain Inteligência Estratégica, aponta que o Bigorrilho e o Batel despontam entre os principais focos das construtoras e incorporadores em 2022. Na avaliação da consultoria, a alteração recente na legislação de uso e ocupação de solo da cidade é o principal motivo para o desenvolvimento de “novos eixos” de empreendimentos imobiliários nesses bairros. O mesmo estudo aponta, ainda, para a tendência de apartamentos de alto padrão, porém em edifícios baixos – entre seis e oito pavimentos, em média.
Para a prefeitura de Curitiba, a retomada do processo de revisão e aprovação da nova Lei de Zoneamento, Uso e Ocupação do Solo garantiu à capital paranaense a manutenção, por três anos consecutivos, da posição de liderança no Brasil na organização do espaço público para desenvolvimento sustentável e ordenado. Segundo o Ranking Connect Smart Cities, divulgado no fórum Connected Smart Cities & Mobility, Curitiba é a melhor cidade brasileira em Urbanismo, também é líder nacional em empreendedorismo e a terceira do país no ranking geral. A análise anual é elaborada pela Urban Systems, Barassa & Cruz Consulting (BCC).
Ficha Técnica
• Arquitetura: Ricardo Amaral
• Interiores: Alencar Arquitetura
• Paisagismo: Tagu
• Luminotécnico: Franco Berriel Light Design
• Consultoria de conforto, energia e bem-estar: Petinelli