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A VMV Group Brasil, especialista em gestão e estratégia de vendas, reúne especialistas para debater sobre como as incorporadoras podem manter a lucratividade em um cenário de margens apertadas.

A crise sanitária provocada pelo novo coronavírus afetou diversos setores econômicos nos últimos dois anos. Ainda assim, o mercado imobiliário tem ensaiado projeções otimistas para 2022.

Fatores como o aumento do número de lançamentos e as novas modalidades de financiamentos podem contribuir para bons resultados. Imóveis residenciais, por exemplo, figuram entre os mais procurados conforme indicadores de atividade do mercado de compra.

Dados do Banco Central do Brasil (BCB), mostram que a concessão de crédito imobiliário para pessoas físicas cresceu 50% no acumulado de 12 meses até novembro de 2021. Por outro lado, a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) revela que de janeiro a dezembro, os financiamentos com recursos do FGTS caíram 14%.

Outro indicador de arrefecimento é a alta das taxas de juros. Em dezembro do ano passado o Comitê de Política Monetária (Copom), aplicou alta de 1,50 ponto percentual na Selic, fazendo com que a taxa subisse de 7,75% para 9,25% ao ano.

O incorporador e especialista no setor, Jamil Rahme, explica que é importante ficar atento a todas as variáveis, mas o prognóstico geral é positivo. “O aumento no crédito e a adaptação dos empreendimentos imobiliários aos anseios dos compradores, com unidades autônomas mais ajustadas à realidade atual, formam um promissor panorama para a incorporação em 2022”, explica.

A partir da análise desses cenários, a questão universal é: o que as construtoras e incorporadoras devem fazer? Segundo o CEO do Grupo Prospecta, Cristiano Rabelo, é primordial que as empresas compreendam o desejo e a capacidade de compra dos consumidores. “Nós observamos que o cenário econômico tem provocado um distanciamento entre a intenção de compra da população. Ou seja, o indivíduo interessado em um imóvel está postergando a decisão de adquiri-lo em um curto prazo. Além disso, as incorporadoras precisam analisar outras situações como o endividamento dos potenciais clientes na região que estão empreendendo. Assim, é possível avaliar quais estratégias de curto e médio prazo podem ser tomadas para gerar bons resultados”, finaliza.

Buscando debater sobre como as empresas do setor imobiliário podem manter a lucratividade em um cenário de margens apertadas, a VMV Group Brasil convidou os especialistas Cristiano Rabelo e Jamil Rahme para o Papo de Incorporador 2022.

O evento acontece no dia 20 de janeiro, às 19h, de forma on-line com transmissão ao vivo no canal do YouTube: Papo de Incorporador.
Para se inscrever gratuitamente basta acessar o link: https://www.eventbrite.com.br/e/papo-de-incorporador-2022-tickets-239386179507